A mastigação é o início do processo digestivo e uma das funções mais importantes do sistema digestório. Uma má mastigação pode dificultar bastante a digestão e absorção de vitaminas e minerais.
A partir de agora, você vai entender porquê a mastigação é tão importante e como mastigar corretamente. Além de descobrir como uma boa mastigação pode trazer mais sabor ao seu paladar, muito mais sensação de saciedade nas refeições e até transformar o seu sorriso.
Existe uma maneira certa de realizar a mastigação?
Mesmo estando habituados a mastigar desde crianças, é muito importante ficar atento a forma que realizamos esse ato. Isso porque, existe uma maneira correta de realizar a mastigação, que na maioria dos casos é um pouco diferente da forma que fazemos desde crianças.
A mastigação envolve a trituração e mistura dos alimentos com a saliva, que contém uma enzima chamada ptialina, transformando em açúcares a maior parte dos alimentos cozidos, facilitando a digestão e absorção de nutrientes, vitaminas e minerais.
Muitas vezes realizada incorretamente, a mastigação com velocidade demais é extremamente prejudicial ao processo digestivo, que por sua vez, não consegue ocorrer como deveria, causando várias sensações inconvenientes.
Qual a importância de uma boa mastigação?
Uma boa mastigação está relacionada diretamente a absorção de nutrientes, minerais e vitaminas ingeridos durante a alimentação. Além de ajudar a evitar os seguintes problemas de saúde:
- refluxos;
- gases;
- enxaquecas;
- azia;
- distensão abdominal;
- dor de estômago;
- dificuldade de concentração;
- aftas;
- sonolência;
- mau-humor;
- estresse.
É interessante saber também que comer rápido demais ou estressado, aumenta a liberação de adrenalina, levando o fluxo de sangue para outras partes do corpo e inibindo assim a digestão. Fazendo com que os nutrientes e vitaminas do alimento não sejam absorvidos completamente, praticamente anulando a refeição.
Quando melhoramos nossa mastigação, instantaneamente aumentamos muito o fluxo de alguns hormônios responsáveis por trazer bem-estar, prazer, bom-humor, motivação e sensação de felicidade.
Separamos os principais hormônios que são altamente estimulados por uma boa mastigação e quais alimentos estimulam ainda mais a liberação desses hormônios:
- Endorfina: Hormônio responsável por trazer a sensação de prazer e bem-estar quando nos alimentamos. Esse neurotransmissor é estimulado principalmente quando ingerimos alimentos picantes e ricos em capsaicina, como pimenta-malagueta, pimenta-dedo-de-moça, pimenta-do-reino e chili.
- Serotonina: O papel da Serotonina é promover o relaxamento e sensação de bem-estar, que estão diretamente ligados à felicidade e tranquilidade. Para estimular a Serotonina, invista em laticínios, feijão, grão-de-bico, aveia, banana, abacate, centeio e todos os alimentos ricos em triptofano.
- Dopamina: A Dopamina está especialmente ligada à motivação, ou seja, aquilo que nos faz perseguir um objetivo. Não há alimento específico que ajude na liberação dessa substância, pois ela é liberada quando comemos aquilo que mais gostamos. Sendo assim, aquele açaí que você ama, ou até aquela pizza no final de semana são ideais.
Como mastigar corretamente?
Primeiramente, você deve sentir e prestar atenção nos movimentos que faz ao mastigar. Como se estivesse em uma academia, sinta os seus músculos em ação, mudando a comida de um lado para o outro.
Para mastigar corretamente é interessante preferir garfadas menores, comer sem pressa e não mastigar rapidamente. Mastigue lentamente e de forma constante, no mínimo de 20 a 30 vezes, separando uniformemente o alimento em sua boca, para que a mordida aconteça sem causar desconforto no decorrer da refeição.
Mastigue o alimento até que se torne uma pasta para fácil digestão e engula toda a comida da boca antes de partir para uma próxima garfada.
Veja algumas dicas importantes que vão fazer você melhorar sua mastigação e se sentir muito mais saciado a cada refeição:
- Aprecie a comida: controle a velocidade de mastigação, sinta o gosto da comida em sua boca, dissolva o alimento apreciando completamente o sabor do que está comendo;
- Seu tempo de refeições: separe um tempo apenas para fazer sua refeição sem pressa, dessa forma você não precisa mastigar tão rápido e apreciará melhor a comida;
- Descanse o talher: após colocar a comida na boca, descanse suas mãos, deixe os talheres baixos, isso fará com que você sinta uma sensação de que pode comer tranquilamente e sem pressa, apreciando a comida;
- Tempo de intervalo: ao engolir uma porção de comida, aguarde de 10 a 15 segundos antes de começar a mastigar uma nova porção;
- Avalie sua evolução: sabemos que não é fácil mudar um comportamento de anos, mas seguindo essas dicas, avalie como se sente a cada refeição e verá como é bom o hábito de uma boa mastigação.
Quais as vantagens de realizar uma mastigação correta?
Existem muitas vantagens em mastigar corretamente e algumas são perceptíveis quase que instantaneamente já na primeira vez após realizar uma mastigação de maneira certa.
Veja os principais pontos que uma boa mastigação pode transformar em sua saúde e bem-estar:
Contribui com a saúde bucal
A mastigação incorreta pode trazer diversos problemas para sua saúde e pode acontecer por alguns motivos, dentre eles, a correria do dia-a-dia e mau posicionamento dos dentes.
Se feita do modo correto, a mastigação traz saúde aos dentes, modela e tonifica os músculos da face, melhora a digestão e absorção de nutrientes, evita modificações nos dentes e pode prevenir dores de cabeça.
Uma consequência bastante comum que, muitas vezes, não é associada à mastigação é o desconforto após as refeições. Como foi dito acima, no tópico sobre mastigar de forma correta que, se não houver uma boa trituração dos alimentos, o estômago não consegue fazer com que seus ácidos dissolvam partes grandes, causando enjoo, refluxos, azias e dores.
Sensação de saciedade
Uma boa mastigação trará muito mais saciedade nas refeições, ajudando no controle do apetite, além de proporcionar uma grande melhora na percepção dos sabores dos alimentos.
Com o apetite controlado, você pode ter a certeza de conseguir seguir aquela dieta, melhorar sua saúde e esquecer a sensação de “barriga vazia” em momentos importunos. Também é uma grande responsável pela saúde bucal e especialmente dos dentes, evitando rachaduras ou quebras.
Aumenta a percepção de sabor
Uma boa mastigação ajuda a triturar e reduzir o alimento a um tamanho de mais fácil percepção pelas papilas gustativas da cavidade oral, especificamente na língua, aumentando bastante a percepção de sabor dos alimentos.
Além disso, evita que o alimento se fragmente de forma ineficaz e prejudicial para a digestão (causando incômodos citados nos tópicos acima) e absorção dos nutrientes.
Qual a relação da mordida incorreta com a mastigação?
Uma mordida incorreta prejudica sua mastigação, dificultando a trituração dos alimentos, trazendo diversos problemas e dificuldades com a digestão. No entanto, se você não tem uma mordida alinhada, consequentemente sua mastigação vai ser comprometida negativamente.
A posição dos dentes ao fechar a boca (mordida) é de extrema importância e devem ser encaixados perfeitamente uns sobre os outros. Pois, a mastigação sendo a função mais importante do sistema estomatognático, se realizada de forma errada, pode acarretar problemas maiores como desgaste, queda dos dentes, cefaléia e até zumbido no ouvido.
Para resolver esse problema, existem algumas soluções como o uso de aparelho dental para corrigir a mordida e, consequentemente, também deixará seu sorriso mais bonito e harmônico.
Em seguida você verá como o uso do aparelho dental pode resolver problemas com a mordida incorreta e ainda deixar seu sorriso mais bonito.
Uso de aparelho para corrigir a mordida
A solução mais buscada hoje para correção da mordida e alinhamento do sorriso é, sem dúvidas, o aparelho dental. Existem diversos tipos, como os aparelhos metálicos e os invisíveis, por exemplo.
O aparelho dental tem a função de corrigir a mordida, aproximar dentes afastados, ajustar dentes tortos e algumas vezes até ajudar no crescimento dos dentes. Porém, algumas pessoas têm receio de fazer esse tipo de tratamento por medo da dor causada pelos aparelhos metálicos.
Entretanto, existem soluções onde você não precisa se preocupar com dor ou desconforto para realizar esse objetivo, como o tratamento Smilink para alinhar seu sorriso. Além de ser um grande destaque por não causar desconforto como os aparelhos metálicos, eles são discretos e quase imperceptíveis ao sorrir.
O tratamento Smilink é indicado para as pessoas que desejam alinhar o sorriso sem mudar o estilo de vida. Como eles são praticamente imperceptíveis, eles mantêm a naturalidade durante todo o tratamento. Além de contar com o acompanhamento pelo aplicativo Smilink e suporte da Equipe de Cuidado ao Paciente sempre que você tiver algum problema ou dúvida.
Agora que você já sabe os benefícios de ter uma mordida alinhada, a importância de uma boa mastigação e qual o melhor tratamento para transformar seu sorriso de forma discreta, confortável e acessível, agende sua pré-avaliação online.