Com tanta gente buscando a melhor versão do seu sorriso, o tratamento com a faceta dental vem ganhando visibilidade nos últimos anos. A faceta funciona como um revestimento para o dente, melhorando a estética do sorriso e minimizando os desgastes dentários e, em alguns casos, corrigindo problemas de mordida.
Quer entender mais sobre o tema? Neste texto mostraremos o que são as facetas de dente, como elas são feitas e os diferentes tipos. Posteriormente, diremos quais são as vantagens e desvantagens, quando o uso é indicado, como é a colocação e quais as diferenças entre as facetas e as lentes de contato dental. Confira mais a seguir:
O que é a faceta dental?
A faceta dental é uma prótese fina que funciona como uma capa para o dente. Ela é colada sobre o esmalte, que é a camada dental mais superficial e pode alterar a cor, o tamanho e os contornos dos dentes que passam pelo tratamento. Além disso, as facetas também são usadas para corrigir alguns pequenos desalinhamentos e fraturas de baixa gravidade.
Do que as facetas dentais são feitas?
Existem no mercado dois tipos de facetas, as de resina e as de porcelana. Saiba mais sobre cada uma delas:
Facetas de resina
A faceta de resina é confeccionada no próprio dente do paciente, com a aplicação do material sobre a superfície. O dentista modela a resina de acordo com o formato desejado pelo paciente. Essa técnica é indicada para pequenas alterações, como o preenchimento de pequenos espaços ou correção de fraturas.
Facetas de porcelana
Já as facetas de porcelana são confeccionadas sob medida, porém em um laboratório de próteses, de acordo com o planejamento feito por cada profissional para o tratamento. Elas têm o formato de capa sobre o qual falamos no tópico anterior e funcionam como um revestimento para o dente, sendo coladas sobre o esmalte dentário.
Quais são as vantagens da faceta dental?
A utilização de facetas pode trazer uma série de benefícios para o seu sorriso. Saiba quais são:
Corrige variações de cor
Se você tem os dentes manchados por consumo excessivo de café, vinho ou cigarro, as facetas podem corrigir essas variações de cor, deixando o sorriso mais harmônico e bonito.
Melhora a estética do sorriso
Além da cor, a faceta dental pode corrigir outros defeitos que prejudicam a estética do sorriso, como apinhamentos leves, dentes quebrados ou pequenas falhas. Apesar de não mudarem a posição dos dentes naturais, as facetas podem ajudar a disfarçar esses problemas, deixando o sorriso mais alinhado e garantindo aos dentes o formato desejado pelo paciente.
Corrige o esmalte danificado
O esmalte do dente pode ser danificado por casos de erosão dentária. Quando isso acontece, a camada anterior ao esmalte, chamada de dentina, é exposta, o que pode causar sensibilidade e mudanças estéticas.
Em alguns casos, as facetas dentais são indicadas como tratamento, atuando como uma capa protetora para o dente.
E as desvantagens?
Por outro lado, a faceta dental também tem algumas desvantagens, como mostramos a seguir.
Custo
O tratamento com facetas costuma ter um alto custo, principalmente quando elas são aplicadas em mais de um dente. Por isso, se você pretende colocá-las, o ideal é fazer um orçamento com o especialista da sua confiança e ter um planejamento financeiro para custear a aplicação.
Sensibilidade
Para algumas pessoas, a sensibilidade nos dentes pode aumentar após a colocação da faceta dental. Entretanto, o mais comum é que isso aconteça somente nos primeiros dias após o procedimento.
Desgaste dos dentes naturais
Outro ponto negativo sobre as facetas é que, para que elas sejam colocadas, é necessário fazer alguns desgastes nos dentes naturais, mudando a sua estrutura original. Esse procedimento é necessário para que seja possível encaixar a faceta adequadamente.
Quando o uso da faceta dental é indicado?
Como dissemos anteriormente, as facetas podem ser indicadas em diferentes casos. Um deles é a melhora estética do sorriso, quando o paciente gostaria de deixar o sorriso mais branco, mais harmônico e mudar o formato e o contorno dos seus dentes.
A faceta dental também é uma opção de tratamento para pequenos apinhamentos, falhas e fraturas nos dentes, além de ser utilizada também em casos de erosão dentária.
Outra utilização comum é para corrigir sorrisos com dentes muito pequenos, já que a faceta permite alongar a dentição e até mesmo preencher o espaço entre um dente e outro, chamado de diastema.
Qual a diferença entre faceta e lente de contato dental?
Muita gente acha que faceta dental e lente de contato para os dentes são a mesma coisa. Mas, apesar de serem parecidos, há diferenças entre ambos.
A faceta dental, como você já sabe, precisa que o dente original seja desgastado para a sua colocação. Isso acontece porque ela é um pouco mais grossa do que a lente de contato e, por isso, precisa desse espaço livre para se acomodar.
A lente de contato, por sua vez, é mais fina e, por causa dessa característica, nem sempre exige o desgaste do dente no qual será colocada.
Os dois, porém, têm muitas similaridades, como o fato de alterarem a cor, o formato e o tamanho dos dentes. Normalmente, as facetas são aplicadas a dentes com maior comprometimento, enquanto as lentes são usadas para correções mais suaves.
Como é a colocação da faceta dental?
O primeiro passo para a colocação da faceta dental é a moldagem. Nesse procedimento, o dentista vai identificar o tamanho exato das facetas e a sua posição ideal, para que elas sejam feitas sob medida. Depois de prontas, é hora da aplicação. Para isso, o dentista seguirá os seguintes passos:
- desgaste superficial do esmalte do dente;
- aplicação de um material adesivo e condicionamento ácido, que facilitam a adesão da faceta ao dente;
- colocação das facetas sobre os dentes.
Depois desse processo, o sorriso já estará pronto!
É importante lembrar que o tratamento com facetas pode ser feito em quantos dentes você quiser. É possível fazer a colocação somente em uma unidade, em casos de correções, ou até mesmo em todos os dentes da frente, quando o objetivo é a melhora estética.
Faceta dental: cuidados após a colocação
A faceta dental tem uma aderência excelente, mas ainda assim, é menos resistente do que os dentes naturais. É por isso que, após a colocação, ainda é preciso tomar alguns cuidados para garantir a integridade do seu sorriso:
- reduza o consumo de alimentos muito pigmentados, como café, vinho e chocolate;
- utilize somente escovas de dentes com cerdas macias;
- evite roer unhas;
- não abra embalagens com os dentes;
- não morda tampas de caneta;
- mantenha uma higiene bucal adequada;
- realize um polimento anual com o dentista da sua confiança.
Se eu mudar de ideia, posso tirar as facetas?
A colocação de faceta dental é um procedimento irreversível. Isso porque, como já falamos, para que ela seja colocada, é necessário desgastar o dente natural, que fica com formato e tamanho diferentes do original.
Por isso, antes de fazer o seu procedimento, você precisa avaliar bem a necessidade, a sua vontade e a sua capacidade de fazer todas as manutenções necessárias nas suas facetas. Elas duram, em média, de 6 a 12 anos, a depender dos seus hábitos e dos seus cuidados. Após esse tempo, é preciso substituí-las!
A faceta dental pode ser usada em muitos casos, contribuindo com a melhora estética do sorriso e ajudando a corrigir pequenos defeitos na mordida. Apesar da praticidade e de ter muitas vantagens, esse tratamento é irreversível, por isso, antes de tomar a sua decisão, não deixe de consultar um especialista.
Quer conhecer uma forma de tornar o seu sorriso harmônico de forma prática e ainda mais acessível?