O aparelho expansor é usado para expandir o palato, céu da boca, e assim prevenir o desenvolvimento de diversos problemas bucais, como o apinhamento dental, a mordida cruzada, entre outros.
Quer entender mais sobre esse modelo de aparelho ortodôntico? Neste texto explicaremos o que é o aparelho no céu da boca e qual a sua função. Além disso, abordaremos como acontece a sua manutenção, para quem ele é indicado e quais são os seus benefícios. Confira mais a seguir:
O que é o aparelho expansor?
O aparelho expansor é usado para o tratamento de problemas causados pela atresia da maxila, causando um estreitamento do palato, também chamado de céu da boca.
Ele fica preso aos dentes laterais de ambos os lados da parte de cima da arcada. Na parte do aparelho que fica em contato com o palato há um parafuso que funciona como uma chave – ele permite que o aparelho se expanda e, assim, alargue o palato dos pacientes.
Qual a função desse modelo de aparelho?
A principal função do aparelho expansor é aumentar a largura da maxila. Como falamos aqui, pessoas com o palato muito estreito têm grandes chances de sofrer com alguns problemas de saúde bucal, como:
- mordida cruzada;
- apinhamento de dentes;
- comprometimento da função mastigatória;
- dificuldade na fala.
Como funciona o aparelho expansor?
Existem dois modelos de aparelho expansor: o fixo e o móvel, sendo o primeiro a opção mais escolhida pelos dentistas.
O aparelho expansor fixo também é chamado de Hyrax. Ele tem uma estrutura toda metálica, com um parafuso no meio, conectando os dois lados da arcada dentária. Para que o aparelho cumpra a sua função, o parafuso deve ser girado periodicamente para ativar a expansão do aparelho, que faz uma leve pressão que resulta no movimento dos ossos que formam o palato.
Já o aparelho expansor móvel é feito de metal e acrílico. Ele também tem um parafuso no meio, que funciona da mesma forma que o modelo fixo. Um ponto importante sobre a utilização do aparelho expansor é a possibilidade de formação de diastema nos dentes da frente, ou seja, por conta do seu afastamento. Esse é um sinal de que o tratamento está funcionando. Quando isso acontecer, não há com o que se preocupar, isso porque o dentista normalmente combinará o uso do aparelho no céu da boca com outros modelos de aparelho para harmonizar o sorriso.
Como apertar o aparelho expansor?
Os pacientes chamam de apertar o aparelho expansor o ato de girar o parafuso. Na prática, o que acontece é justamente o contrário, já que o aparelho é expandido em vez de apertado – mas o ato ganha esse nome por causa da sensação de aperto que a pressão do aparelho causa nos dentes.
A manutenção do aparelho expansor pode ser feita em casa, com o auxílio de uma pequena chave, ou no dentista, durante as visitas de manutenção. A frequência com a qual isso deve ser feito será determinada pelo ortodontista, de acordo com o planejamento de cada tratamento.
Para quem o aparelho expansor é indicado?
O aparelho expansor é indicado para pacientes com o palato estreito, ou seja, quando a maxila é mais atrésica do que a mandíbula.
Normalmente, esse tratamento é feito na infância, quando os ossos da face ainda estão em desenvolvimento. Apesar disso, ele também pode ser indicado para adultos. A diferença é que, nesses casos, a expansão é mais lenta e difícil de acontecer, uma vez que os ossos já estão formados. Em casos mais severos em adultos, é possível que a utilização do aparelho expansor precise ser combinada com intervenções cirúrgicas.
Quais são os benefícios do aparelho expansor?
O tratamento com o aparelho expansor oferece diversos benefícios para saúde bucal e para algumas funções realizadas pela boca, como fala e mastigação. Veja com mais detalhes:
Melhora a mastigação
Você já sabe que quando a maxila é mais atrésica do que a mandíbula podem acontecer alguns problemas de mordida, certo? É o caso da mordida cruzada, problema de oclusão que prejudica a mastigação.
O tratamento com o aparelho expansor, aos poucos, corrige a mordida e permite que a função mastigatória seja restaurada. Isso, além de trazer mais conforto para o momento das refeições, facilita a digestão dos alimentos.
Melhora a fala
Pessoas com palato estreito também podem ter dificuldade para falar, principalmente por causa do mau posicionamento da língua – que é uma consequência da falta de espaço para acomodação e movimentação do músculo. O aparelho expansor, portanto, permite que o paciente melhore a sua fala, pois adequa o tamanho da maxila à língua e melhora o posicionamento dos dentes.
Facilita o posicionamento da língua
Além de prejudicar a fala, a falta de espaço, causada pela atresia da maxila, pode causar o apinhamento dos dentes da frente. Por isso, o uso do aparelho expansor é tão importante!
Melhora a respiração
O estreitamento também restringe a passagem de ar na estrutura que está acima do palato, ligada ao nariz. Isso prejudica a respiração do paciente e favorece a respiração bucal (que também atrapalha a fala). Ou seja, usar o aparelho expansor faz com que a passagem de ar pelo nariz seja ampliada, melhorando significativamente a respiração.
Evita extrações de dentes
Por fim, a utilização do aparelho expansor palatino evita a possibilidade de extrações dentárias, comuns em alguns tratamentos para que haja espaço suficiente para as movimentações planejadas.
Quais são os cuidados com o aparelho expansor?
O expansor palatino, como qualquer tipo de aparelho ortodôntico, requer alguns cuidados especiais ao longo do tratamento para garantir a saúde bucal e evitar o aparecimento de doenças bucais:
- fazer a higiene bucal adequada, de duas a três vezes por dia;
- usar o fio dental diariamente;
- usar escova interdental;
- evitar alimentos grudentos ou muito duros;
- evitar mastigar objetos para não quebrar o aparelho;
- girar o parafuso com a frequência indicada;
- fazer visitas regulares ao dentista.
Após a retirada do aparelho expansor, pode ser necessário fazer ainda alguns ajustes no posicionamento dos dentes. Para isso, o uso de aparelhos ortodônticos, como os alinhadores transparentes, são recomendados pelos dentistas.
Quer saber como os alinhadores transparentes transformam seu sorriso de forma rápida, prática e discreta? Veja o vídeo a seguir:
Ao longo deste texto explicamos que o aparelho expansor é usado para aumentar o espaço no céu da boca e, dessa maneira, evitar o surgimento de problemas como o apinhamento dental. Posteriormente, abordamos quais os diferentes modelos desse aparelho, os benefícios de utilizá-lo e quais cuidados o paciente deve ter ao longo do seu tratamento.
Agora que você já conhece mais sobre o aparelho expansor, que tal conhecer também os alinhadores transparentes? Converse com um dos nossos dentistas e saiba se o tratamento é indicado para você!