A agenesia é a ausência de um ou mais dentes permanentes, que além de causar incômodo estético pode também prejudicar a mastigação e causar outros problemas na saúde bucal.
Quer entender mais sobre o tema? Neste texto diremos o que é a agenesia dentária e quais são as principais causas desse problema. Além disso, explicaremos como identificar quais os dentes mais afetados. Posteriormente, mostraremos quais as consequências e como cuidar da saúde bucal corretamente com essa condição.
O que é agenesia dentária?
A agenesia é uma anomalia que causa a ausência de um ou mais dentes na cavidade bucal, ela costuma afetar a dentição permanente e com mais frequência os dentes do siso, porém pode impactar também qualquer outro dente da arcada.
Existem três tipos de agenesia:
- Hipodontia – ausência de até seis dentes;
- Oligodontia – ausência de mais de seis dentes;
- Anodontia – falta de todos os dentes permanentes.
Quais as causas da agenesia dentária?
As causas da agenesia dentária ainda não são bem conhecidas, porém acredita-se que a anomalia surge devido a alterações genéticas, hereditárias ou de desenvolvimento.
Como identificar o problema?
A agenesia normalmente é identificada na fase de troca da dentição, entre os 6 e 12 anos de idade. Quando isso acontece, o dente de leite demora mais tempo que o normal para cair ou continua na arcada dentária do paciente após o período de trocas. Para identificar a anomalia com antecedência o recomendado é realizar uma radiografia para que o dentista entenda se o dente está incluso (dentro do osso) ou se ele não nasceu.
Quais os dentes mais afetados pelo problema?
Como dissemos anteriormente, a agenesia pode afetar qualquer dente da arcada dentária. Normalmente, ela costuma afetar os sisos (terceiros molares), porém é muito comum também nos incisivos laterais superiores. Além disso, ela pode acontecer dos dois lados da boca (bilateral) ou em apenas um lado (unilateral).
Quais as consequências da agenesia para sua saúde?
Como dissemos anteriormente, a agenesia pode ter tanto consequências estéticas negativas como também funcionais para o paciente. Isso porque, quando há grandes espaços entre os dentes, o sorriso é afetado significativamente.
Em relação a saúde bucal do paciente, a condição pode afetar a correta mastigação e até mesmo a fala, uma vez que os dentes são essenciais para articular corretamente as palavras e sua ausência pode dificultar o processo.
Como higienizar corretamente os dentes com agenesia?
As pessoas que sofrem com a agenesia precisam ter cuidados redobrados com a higienização bucal. Como existem mais espaços para a proliferação de bactérias, a condição faz com que a pessoa seja mais suscetível a problemas bucais. Por isso, para realizar uma boa limpeza siga as seguintes dicas:
- Escovação correta – você deve escovar seus dentes, no mínimo, três vezes ao dia. Para isso, escolha sempre uma boa escova de cerdas macias. Além disso, não deixe de realizar movimentos circulares sem deixar de higienizar a gengiva.
- Escolha o creme dental certo – existe uma variedade enorme de pastas de dente que ajudam a combater as doenças bucais, para escolher a ideal peça a recomendação do seu dentista.
- Uso de fio dental – use um fio dental recomendado pelo seu dentista e não deixe de limpar corretamente cada um dos dentes.
- Usar corretamente o enxaguante bucal – o enxaguante bucal complementa a escovação e uso de fio dental. Por isso, ao usar esse produto não deixe de pedir a recomendação do seu dentista para saber qual o melhor para você.
- Visitar o dentista regularmente – por fim, não deixe de visitar um dentista regularmente para que ele possa avaliar sua saúde bucal e realizar uma limpeza simples, assim você evita a proliferação de bactérias e o surgimento de doenças periodontais.
Quais os tratamentos recomendados para agenesia?
O tratamento para agenesia deve ser recomendado de acordo com o caso de cada paciente. Eles podem ser subdivididos em duas categorias, tratamentos para reposição da falta de um ou mais dentes ou aqueles relacionados ao reposicionamento dos dentes na arcada dentária.
Veja quais os três procedimentos mais indicados para o tratamento dessa anomalia:
- Implantes – a técnica de reabilitação oral permite a fixação de uma prótese dentária de forma permanente, usado para substituir a raiz do dente e o implante é um pino colocado de forma permanente. Por ser biocompatível, ele não apresenta riscos de rejeição e tem resultados duradouros.
- Uso de aparelho dentário – o uso de aparelho dentário é recomendado quando há a falta de apenas um dente. Como o aparelho diminui o espaço entre os dentes é possível os reposicionar corretamente na arcada dentária.
- Facetas – assim como os implantes dentários, o uso de faceta pode reconstruir os dentes faltantes. Feitas normalmente de resina ou porcelana, elas podem simular tamanho, cor e formato parecido com os outros dentes do paciente e assim garantir uma aparência ainda mais natural ao sorriso.
Os alinhadores transparentes servem para o tratamento da agenesia?
Como dissemos anteriormente, o uso de aparelho dental para diminuir o espaço entre os dentes pode ser realizado quando há poucos dentes faltantes na arcada dentária. Por isso, para saber se o seu caso é elegível de tratamento o ideal é realizar uma pré-avaliação gratuita com um dentista Smilink.
Pré-avaliação gratuita com dentista Smilink
Esse momento dura apenas vinte minutinhos e pode ser realizado online de onde você quiser. Nele nossos dentistas avaliam seu sorriso e identificam qual o grau de severidade do seu caso. Além disso, durante a conversa nós apresentamos também qual o valor e quais as formas de pagamento do tratamento Smilink.
Após esse momento, você passa por uma consulta presencial com um dentista Smilink, assim conseguimos definir se há a possibilidade de fechamento do espaço com os alinhadores.
Ao longo deste texto mostramos que a agenesia é a ausência de um ou mais dentes permanentes que incomoda esteticamente e pode prejudicar a mastigação e causar outros problemas bucais. Além disso, explicamos quais os dentes mais afetados pelo problema, como identificar e quais as consequências negativas para a saúde.
Gostou de entender mais sobre a agenesia, que tal agendar uma pré-avaliação gratuita para conhecer mais sobre os alinhadores transparentes?