Tenho interesse
sensibilidade-nos-dentes

O que é a sensibilidade nos dentes, causas e tratamentos

A sensibilidade nos dentes surge com uma pequena dorzinha ao ingerir algo muito quente ou gelado e pode incomodar muito ao longo do tempo. Causada por uma série de fatores tais como, consumo excessivo de alimentos e bebidas ácidas ou estresse e bruxismo, esse é um problema comum que pode ser facilmente tratado. 

Quer entender mais sobre o tema? Neste texto explicaremos o que é a sensibilidade dentária e quais os principais sintomas. Além disso, diremos quais as causas desse problema e quais são as opções de tratamento.   

O que é sensibilidade nos dentes?

A sensibilidade nos dentes é uma dor aguda e momentânea que costuma aparecer logo após o contato com fatores externos como bebidas muito geladas ou quentes, doces e até mesmo o ar frio. Apesar de ela passar rapidamente, essa dor costuma causar muito desconforto na rotina de quem deseja se alimentar sem nenhuma restrição e não quer passar por incômodos.  

A hipersensibilidade é causada pela exposição da dentina, camada diretamente ligada à polpa do dente que protege as terminações nervosas. Veja a seguir qual a estrutura do dente e qual a função de cada uma:

Estrutura do dente

  • Esmalte – o esmalte é o tecido mais rígido do corpo humano, formado por cálcio ele tem como finalidade proteger as camadas internas, como a polpa e a dentina. Para manter e restaurar essa camada o ideal é usar cremes dentais ricos em minerais para reforçar a proteção e, ao mesmo tempo, eliminar as bactérias que a corroem.    
  • Dentina – posterior ao esmalte essa é a maior camada do dente, é um pouco menos dura e tem como função proteger as terminações nervosas dos impactos externos de desgastes e alimentação. Ela é formada essencialmente por túbulos dentinários, canais microscópicos que ligam o esmalte à polpa e estimulam os nervos e células para sensações de calor e frio.       
  • Polpa – essa é a última camada da estrutura do dente é considerada a “parte viva” do dente. Formada por terminações nervosas e vasos sanguíneos, ela tem a função de regular o fluxo sanguíneo e fornecer nutrientes para a formação da dentina. 

Quais os sintomas da sensibilidade nos dentes?

Alguns sintomas da sensibilidade nos dentes são os seguintes:

  • Dificuldade para mastigar – o sintoma pode ser percebido em algumas regiões da boca e se manifestar de forma mais intensa em alguns dias, ainda mais na mastigação de alimentos duros.   
  • Desconforto ao escovar os dentes – ele acontece pelo atrito entre as cerdas e o esmalte dentário. 
  • Sensação de pontada – o desconforto é parecido com uma pontada na região mais afetada pela hipersensibilidade. 

Quais as causas?

Algumas das causas da sensibilidade nos dentes são as seguintes:

1. Escovação indevida

A escovação incorreta dos dentes é uma das causas da hipersensibilidade. Por isso, evite aplicar muita força durante a higienização, pois isso pode desgastar o esmalte dos dentes. 

Além disso, a escovação deve acontecer de duas a três vezes durante dois minutos, isso porque o excesso de escovação pode acarretar também no desgaste do esmalte e prejudicar a saúde da gengiva.  

2. Problemas de saúde bucal

Outros problemas de saúde bucal podem causar a sensibilidade nos dentes, esses podem ser ocasionados pela falta de higiene bucal e são os seguintes: 

  • Cáries – as cáries profundas podem também causar a sensibilidade dentária, isso porque, com o desgaste a dentina fica exposta e, ao mesmo tempo, há a inflamação da polpa.
  • Má oclusão – má oclusão causa o desalinhamento dos dentes da arcada inferior e superior, fato que prejudica a saúde bucal e pode ocasionar a hipersensibilidade.
  • Retração gengival – retração gengival faz com que a raiz dentária fique exposta e surjam diversos outros problemas de saúde bucal, como a sensibilidade nos dentes. Alguns fatores como escovar os dentes com muita força, bruxismo e saúde bucal ruim podem contribuir para o surgimento desse problema.

3. Alimentos ou bebidas ácidas

O consumo de alimentos e bebidas ácidas pode afetar a espessura do esmalte dentário. Alguns alimentos que devem ser evitados por quem já sofre com o problema são os seguintes:

  • café;  
  • frutas cítricas (como o abacaxi, a laranja, o limão e outros); 
  • bebidas alcoólicas; 
  • alimentos muito açucarados;
  • vinagre;
  • comidas picantes e molhos;
  • vinho;
  • alimentos gordurosos e frituras. 

4. Clareamento dental

Uma das consequências do clareamento dental pode ser a hipersensibilidade dental. Durante o tratamento, o paciente pode sofrer uma sensibilidade transitória gerada pelos estímulos térmicos, ela passa normalmente e não causa problemas de saúde bucal. 

Já em casos em que a pessoa já tem probabilidade de desenvolver hipersensibilidade o clareamento dental pode causar a sensibilidade nos dentes, isso porque a alta concentração de substâncias químicas acelera o processo de desgaste do esmalte dos dentes. 

5. Refluxo

O refluxo é o retorno involuntário do conteúdo do estômago para o esôfago de forma repetitiva. Além de causar azia, tosse seca e dor torácica intensa, ele pode ainda estimular a hipersensibilidade, uma vez que a boca não está preparada para entrar em contato com o conteúdo ácido do estômago, o que pode fazer com que o esmalte dentário seja prejudicado.  

6. Estresse

Em momentos de estresse é muito comum as pessoas apertarem os dentes com muita força e, dessa maneira, causar o desgaste do esmalte dentário. Além disso, a força excessiva pode também comprometer a estética do sorriso, uma vez que os dentes ficam fragilizados e adquirem pequenas falhas. 

7. Bruxismo

O bruxismo é o hábito de apertar e ranger os dentes involuntariamente durante o sono. Além de ser uma das maiores causas do desgaste dental, ele também pode proporcionar dores de cabeça, problemas na gengiva e até mesmo alterações no sono. Por isso, logo após o diagnóstico do dentista, o ideal é que você use a placa de proteção dentária indicada por seu dentista.   

8. Cremes dentais abrasivos

Assim como outras técnicas de clareamento dental, os cremes dentais abrasivos removem a pigmentação amarelada e as manchas dos dentes. Por serem muito abrasivos, é primordial não usar esse produto de forma excessiva para que ele não promova o desgaste excessivo do esmalte dental. 

Como evitar a sensibilidade nos dentes?

Veja como evitar a sensibilidade nos dentes:   

1. Utilize os produtos de higiene bucal certos

Como dissemos anteriormente, o uso de cremes dentais muito abrasivos pode fazer com que o esmalte dos dentes se desgaste. Além disso, escolher uma pasta para dentes sensíveis fará com que a sensação de desconforto de quem já sofre com a hipersensibilidade diminua. Escolha também um enxaguante bucal sem álcool, pois a substância pode prejudicar ainda mais a condição. 

2. Mantenha a higiene bucal

Descuidar da sua higiene bucal faz com que haja a rápida proliferação de bactérias em sua boca, essas podem causar cáries e aumentar ainda mais a sensibilidade dos dentes. Por esse motivo, mantenha a higienização correta ao escovar os dentes entre duas e três vezes ao dia e passe o fio dental pelo menos uma vez ao dia. 

3. Evite alimentos ácidos

Como dissemos anteriormente, consumir alimentos ácidos pode aumentar o processo de desgaste dental. Por isso, evite ao máximo consumir alimentos e bebidas que podem aumentar a hipersensibilidade.   

4. Cuidado com outros problemas bucais

O bruxismo, as cáries e retração gengival podem também acelerar o processo de desgaste e, consequentemente, de sensibilidade nos dentes. Sendo assim, caso você tenha um desses problemas, priorize o seu tratamento ao mesmo tempo em que cuida da hipersensibilidade. 

5. Visite o dentista regularmente

Além de seguir as dicas anteriores é primordial que você consulte um dentista confiável para que o profissional possa identificar qual a real causa do problema e o solucionar da maneira correta.  

Quais as opções de tratamento para a sensibilidade dentária?

Como dissemos no tópico anterior, somente um dentista pode identificar qual o melhor tratamento para diminuir a sensibilidade nos dentes. Alguns dos mais comuns são os seguintes:

  • aplicação de laser terapêutico;
  • aplicação de verniz de flúor nas áreas afetadas para restaurar a dentina e esmalte;
  • aplicação de gel ou espuma de flúor, o que melhora a mineralização dos dentes e ajuda a restaurar o esmalte;
  • aplicação de agente fixador (material usado nas restaurações).  

Quem tem sensibilidade nos dentes pode usar o aparelho transparente da Smilink?

Quem tem sensibilidade nos dentes antes precisa entender qual a causa do problema e buscar o tratamento correto com seu dentista, somente depois de controlada a hipersensibilidade é que é possível começar o tratamento com alinhadores transparentes. 

Com essa solução, você terá muito mais conforto e praticidade durante o seu tratamento. Além disso, como os alinhadores transparentes são removíveis sua rotina de higiene bucal segue intacta, o que diminui a probabilidade da hipersensibilidade voltar durante o tratamento. 

Quer entender mais sobre o nosso tratamento? Veja o vídeo a seguir:

Ao longo do texto explicamos que a sensibilidade nos dentes é causada pela exposição da dentina, parte sensitiva do dente conectada à polpa. Primeiramente, dissemos que ao entrar em contato com alimentos muito quentes ou frios, ele sente dores e desconfortos e que algumas das causas desse problema são a escovação incorreta e consumo de alimentos ou bebidas ácidas. Posteriormente, mostramos como a evitar e quais as opções de tratamento. 

Agora que você já conhece mais sobre o tema, que tal conhecer mais sobre os alinhadores transparentes?

Texto revisado pela Dentista Dra. Camila Leite Quaglio CROSP nº 60.245

Bianca Santana

Redatora da Smilink. Formada em Letras português e espanhol na USP. Acredita que as palavras têm poder de transformar o mundo e trazer o melhor sorriso das pessoas ao seu redor.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts relacionados

Ainda com alguma dúvida sobre os 
 alinhadores Smilink?

Ainda com alguma dúvida sobre os alinhadores Smilink?

O próximo passo é uma avaliação gratuita com um dentista!

Você pode agendar uma videoconferência ou marcar uma consulta presencial.

O que você prefere?

O próximo passo é uma avaliação gratuita com um dentista!

Você pode agendar uma videoconferência ou marcar uma consulta presencial.

O que você prefere?

Agende sua consulta em nossa unidade!

Vá até uma das nossas unidades e faça sua avaliação com um dentista.

Agende sua videoconferência!

Realize a sua avaliação online com um de nossos dentistas.

Agende sua consulta em nossa unidade!

Vá até uma das nossas unidades e faça sua avaliação com um dentista.

Agende sua videoconferência!

Realize a sua avaliação online com um de nossos dentistas.

Agende sua consulta em nossa unidade!