A mordida cruzada também conhecida como mordida invertida é caracterizada pela má oclusão na articulação entre os maxilares, o que gera o desencontro entre a arcada inferior e superior. Causada por distintos fatores, ela pode incomodar esteticamente e atrapalhar também a mastigação.
Quer entender mais sobre esse tema? Veja neste texto mais detalhes sobre a mordida invertida, quais os diferentes tipos de má oclusão, como identificar e quais os tratamentos mais recomendados para a correção desse problema.
O que é mordida cruzada?
Como já dissemos anteriormente, a mordida cruzada é também conhecida como mordida invertida. Ela acontece quando há a má oclusão na articulação entre os maxilares, ou seja, quando há o desencontro entre a arcada inferior e superior, proporcionando assim uma aparência de formato incorreto da boca.
Em alguns casos esse problema pode passar despercebido, pois os dentes do paciente estão alinhados e não atrapalham esteticamente. Porém, a mastigação incorreta traz consequências negativas para a saúde do paciente.
Quais os tipos de mordida cruzada?
Como dissemos anteriormente, a mordida cruzada é um tipo de má oclusão que afeta o encontro entre as arcadas dentárias. Ele pode ser subdividido em dois tipos:
Posterior
A mordida cruzada posterior também é conhecida como mordida lateral, ela acontece para trás do setor anterior. Normalmente, a mastigação acontece do lado contrário que está cruzado nesse tipo mordida e pode ser subdividida da seguinte forma:
- Unilateral – nesse caso a inversão no fecho da boca dos dentes acontece em apenas um lado da boca.
- Bilateral – aqui a mordida posterior cruzada acontece dos dois lados da boca.
Anterior
A mordida cruzada anterior acontece graças à inversão na oclusão dos dentes no nível anterior dos maxilares. Conhecida também como mordida invertida, ela corresponde ao retraimento do maxilar superior em relação ao inferior ou a um adiantamento da mandíbula em relação ao maxilar superior (“queixo para frente”).
- Unilateral – quando a mordida cruzada afeta apenas um lado da boca;
- Bilateral – aqui a mordida anterior afeta os dois lados da boca.
Quais as causas da mordida cruzada?
A mordida cruzada pode ser causada por diversos fatores, como o hábito de chupar os dedos ou chupeta, uso prolongado de mamadeira, perda precoce de dentes e fatores genéticos.
Como identificar a mordida cruzada?
Somente um dentista pode identificar um caso de mordida cruzada, porém alguns sintomas iniciais podem ser associados com esse problema:
- dores de cabeça constantes;
- dificuldade em movimentar os maxilares;
- ruídos no ouvido ao abrir e fechar a boca.
Quais as consequências da mordida cruzada?
Caso você tenha mordida cruzada, existem algumas consequências negativas para a sua saúde:
- Problemas na mastigação – quando a mordida está incorreta é muito provável que o paciente desenvolva também algumas características negativas como lentidão para comer, engasgos recorrentes, dores de dente e dificuldades para mastigar.
- Respiração em crianças – como a estrutura dos ossos e a musculatura ainda estão em desenvolvimento, a mordida incorreta pode afetar a respiração em crianças.
- Bruxismo – caso a mordida cruzada não seja tratada ainda na infância ela pode ocasionar o bruxismo. Essa condição é caracterizada como um transtorno em que a pessoa aperta involuntariamente os dentes, principalmente durante a noite.
- Retração gengival – essa condição causa a diminuição da porção da gengiva que recobre os dentes e pode gerar não apenas incômodos estéticos, mas também sensibilidade na gengiva e o surgimento de outros problemas bucais.
- Fraturas e perdas de dentes – a perda de dentes não apenas incomoda esteticamente, mas atrapalha também na correta mastigação, causa o desgaste em dentes saudáveis e pode até gerar o desalinhamento dentário.
Quais os tratamentos para mordida cruzada?
Cada caso de mordida invertida exigirá um tipo de tratamento diferente para correção. O primeiro mais comum é o aparelho expansor que deve ser usado na parte superior da boca para estimular o crescimento da maxila e, assim, fazer com que as duas arcadas se ajustem.
Além disso, o uso do expansor pode ser combinado com o uso de aparelhos ortodônticos para alinhar os dentes e, dessa maneira, tornar o sorriso do paciente mais harmônico ao mesmo tempo em que há o reposicionamento das arcadas.
Como cada caso é único, somente um dentista conseguirá identificar a mordida cruzada e planejar a sua correção. Por isso, caso você suspeite que tem esse problema é essencial agendar uma consulta com um dentista para que ele possa analisar sua mordida e elaborar seu tratamento.
O tratamento com alinhadores transparentes é indicado para mordida cruzada?
O tratamento com alinhadores transparentes é indicado para mordida cruzada anterior. Com os alinhadores transparentes conseguimos transformar o sorriso dos pacientes com o que há de melhor na ortodontia digital.
Como funciona o tratamento com alinhadores transparentes?
O tratamento com alinhadores transparentes usa a mais alta tecnologia para transformar o sorriso dos pacientes.
Para começar, conseguimos realizar o escaneamento 3D para reproduzir com precisão as arcadas dentárias do paciente. Posteriormente, nossos dentistas analisam quais as movimentações dentárias necessárias e elaboram um plano de tratamento com uma estimativa do seu tempo de tratamento e previsão de como ficará o seu sorriso ao final do uso dos alinhadores.
Além disso, como o aparelho dental é removível, você consegue comer o que tiver vontade sempre, não precisa deixar de praticar o seu esporte favorito e mantém a sua rotina de higienização bucal, sem se preocupar com o acúmulo de placas bacterianas e surgimento de doenças por falta de escovação correta.
Ao longo deste texto mostramos que a mordida cruzada se caracteriza pelo desencontro entre as arcadas dentárias. Mostramos que existe mais de um tipo de mordida, classificadas de acordo com o tipo de má oclusão. Além disso, dissemos que para reconhecer um caso de mordida invertida você pode ficar atento a alguns sintomas como, dores de cabeça e dificuldade de movimentar os maxilares. Por fim, apresentamos as consequências desse problema e formas de tratamento.
Agora que você já conhece mais sobre esse tema, que tal agendar uma pré-avaliação com um dos nossos dentistas Smilink?