Com o objetivo de tornar o sorriso mais harmônico e bonito, a lente de contato dental tem ganhado cada vez mais espaço entre os tratamentos dentários. Isso porque com ela é possível corrigir imperfeições nos dentes de forma indolor, durável e em pouco tempo.
Quer saber mais sobre o tema? Neste texto explicaremos tudo sobre as lentes de contato! Diremos para quem ela é indicada, quais os tipos e como é realizado o procedimento de aplicação. Por fim, apresentaremos quais são as vantagens e desvantagens em optar pela técnica.
O que é a lente de contato dental?
A lente de contato dental é uma prótese transparente ultra fina de alta durabilidade que funciona como uma capa que envolve o dente e corrige pequenas imperfeições, como manchas, fraturas, diastemas (dentes separados) e para aumentar o tamanho dos dentes.
Constituídas de cerâmica ou porcelana, as lentes de contato têm até 1 mm de espessura e aderem ao dente com a intenção de tornar o seu formato, cor e proporção mais harmônico. Além disso, a técnica é totalmente segura para a saúde bucal e não provoca o enfraquecimento ou quebra dos dentes, por isso ela pode ser colocada em um ou em vários dentes.
Quais os tipos de lente de contato dental?
O material de confecção das lentes de contato dental é extremamente importante para o resultado do tratamento, pois com ele você pode garantir maior durabilidade e aspectos mais naturais. Normalmente, elas são produzidas com cinco tipos de materiais diferentes:
- Cerâmica feldspática convencional – a porcelana comum tem menor tempo de uso e maior chance de infiltração por cárie e fraturas;
- Cerâmica feldspática reforçada por leucita – esse material é produzido com vidro-cerâmico reforçado e tem melhor resultado estético e durabilidade na boca;
- Silicato de lítio reforçado por zircônia – o material tem maior resistência a impactos externos e ótimo aspecto estético;
- Zircônia translúcida – utilizada em próteses fixas e lentes de contato, as lentes de contato produzidas com esse material tem aparência muito natural e praticamente natural nos dentes;
- Dissilicato de lítio – esse é o material mais utilizado para colocação de lentes de contato, pois ele tem aparência muito natural e resistência maior que os outros.
Qual a diferença entre as lentes de contato dental e as facetas?
Apesar de ambas serem produzidas com materiais semelhantes e terem a finalidade de melhorar a harmonia do sorriso do paciente, as lentes de contato são diferentes da faceta dental. Enquanto as lentes de contato dental são extremamente finas e exigem pouca ou nenhuma manutenção prévia para sua colocação, as facetas são mais grossas e envolvem um preparo maior do dente antes da aplicação.
Isso porque as facetas dentárias têm espessura até 4 vezes maior que as lentes de contato dental e corrigem problemas mais graves, como o alinhamento dos dentes com tamanhos diferentes e regeneram a descoloração, manchas e o clareamento do sorriso. Para realização desse processo, o dentista retira a superfície do esmalte do dente na mesma espessura da faceta, por isso é importante destacar que o desgaste dental é irreversível.
Como é realizada a aplicação?
Antes de confeccionar e aplicar a lente de contato dental, o dentista deve avaliar a saúde dos seus dentes e realizar um molde do seu sorriso. Nesse momento, ele pode solicitar exames radiográficos, fotografias e moldagens, tudo para obter uma versão fiel da arcada dentária.
Após essa etapa, o dentista planeja o posicionamento dos dentes, a coloração e o formato. Somente após a aprovação do planejamento é que as lentes de contato dental são produzidas e, ao final, aplicadas em uma última sessão. O procedimento é indolor e costuma apresentar resultados imediatamente após o término, sendo assim não há a necessidade de anestesia.
Para quem a lente de contato dental é indicada?
A lente de contato dental é indicada para as pessoas que desejam melhorar o alinhamento dos dentes, modificar a sua cor e formato. Além disso, a técnica pode ser usada por pessoas que têm pequenas fraturas e manchas, uma vez que as lentes funcionam como uma prótese que disfarça as imperfeições. Sendo assim, podemos dizer que elas são indicadas nos seguintes casos:
- fechamento de pequenos diastemas (espaços entre os dentes);
- clareamento de dentes muito escuros;
- alteração de formato dental;
- melhorar a proporção adequada entre a largura e altura dos dentes (técnica muito usada quando eles são muito pequenos).
Além disso, para a aplicação da lente de contato dental a saúde bucal do paciente deve ser saudável. Dessa maneira, antes de começar o tratamento é primordial realizar uma avaliação com um dentista.
Há contraindicações?
Como a lente de contato dental é superfina, existem algumas contraindicações para a aplicação da técnica. Por isso, o melhor é sempre consultar um dentista para ter certeza de que esse é o tratamento indicado para o seu caso.
Sendo assim, as contraindicações mais comuns são as seguintes:
- doenças de gengiva (como a gengivite e a periodontite);
- manchas muito acentuadas nos dentes;
- tratamento de canal realizado incorretamente;
- cáries;
- tártaro;
- dentes trincados ou quebrados.
Além disso, caso o paciente tenha o hábito de roer unhas, morder objetos ou tenha bruxismo, o mais indicado é o uso de facetas de porcelana, que são mais grossas e diminuem o risco de desgaste e fraturas que podem atrapalhar a durabilidade do procedimento.
Quais as vantagens e desvantagens do uso da lente de contato dental?
As vantagens e desvantagens do uso de lente de contato dental são as seguintes:
Sorriso mais harmônico
A lente de contato dental é uma das alternativas que ajudam o paciente a tornar o sorriso mais harmônico. Como dissemos anteriormente, elas contribuem na correção do mau posicionamento dos dentes, na separação ou quebra e no clareamento do sorriso de forma rápida e segura.
Cuidados com a alimentação após a colocação
Mesmo que o sorriso se torne mais harmônico e os dentes adquiram formato uniforme com a colocação de lentes de contato, é preciso tomar mais cuidado com a sua alimentação após o procedimento.
Apesar de serem resistentes e aderir bem à estrutura dentária, as lentes são mais frágeis do que os dentes naturais. Por isso, é primordial evitar o consumo de alimentação dura, pois essas podem causar fraturas nas lentes.
Desgaste dental
Como mostramos anteriormente, a lente de contato dental é extremamente fina e adere facilmente ao dente. Dessa maneira, dependendo do histórico do paciente, em parte dos casos, é necessário realizar um pequeno desgaste dos dentes naturais, esse, mesmo sendo inferior ao realizado na aplicação de facetas, altera definitivamente a estrutura dentária.
Tratamento pouco invasivo e indolor
A técnica de colocação das lentes de contato é totalmente segura e pouco invasiva. Sendo assim, ela não exige o uso de anestesias ou causa dor ao longo da aplicação. Além disso, os resultados são facilmente percebidos imediatamente após a colocação das lentes.
Há riscos de a técnica não ser bem-sucedida
Como o paciente não consegue visualizar como ficará o seu sorriso após a aplicação da lente de contato dental há sempre o risco de a técnica não ser bem-sucedida, ainda mais quando as expectativas do paciente não estão bem alinhadas com o planejamento do dentista desde o início.
Maior resistência às manchas
A lente de contato dental não mancha facilmente com o consumo de alimentos e bebidas muito pigmentadas. Apesar disso, é importante lembrar que os dentes naturais ainda exigem cuidados para manter uma boa saúde bucal, por isso é necessário manter uma boa limpeza e, ao mesmo tempo, reduzir o consumo de alimentos que prejudicam os dentes.
Cuidados redobrados com a higiene bucal
Após a colocação das lentes de contato dental, o paciente precisa ter cuidados redobrados com sua higiene bucal. Sendo assim, para evitar perda de brilho das lentes o uso de cremes dentais menos abrasivos é recomendado. Além disso, o uso de fio dental deve ser redobrado para garantir que restos de comida não se acumulem entre as áreas com as próteses.
Qual o tempo de duração das lentes de contato?
Em média, a duração da lente de contato é de 15 anos, porém esse tempo pode ser muito maior, dependendo dos cuidados que o paciente terá após a aplicação. Além disso, após a realização do procedimento recomenda-se a visita ao dentista a cada seis meses para que o profissional possa analisar a adaptação e estabilidade das próteses.
Esse intervalo pode aumentar para um ano e, entre as consultas, é primordial manter uma boa rotina de higiene bucal para garantir que as próteses e a sua saúde bucal mantenham-se adequadas. Além disso, como mostramos anteriormente, deve-se evitar o consumo de alimentos duros, roer unhas e morder objetos.
Ao longo deste texto explicamos que a lente de contato dental é uma espécie de prótese dentária ultrafina constituída de cerâmica ou porcelana utilizada para corrigir imperfeições, como os diastemas e dentes quebrados. Além disso, mostramos quais os tipos de lente existentes no mercado e como é feita a aplicação. Por fim, apresentamos as vantagens e desvantagens do uso de lentes.
Agora que você conhece as lentes de contato, que tal conferir uma outra forma de transformar seu sorriso de forma prática, discreta e confortável? Veja como acontece o tratamento com os alinhadores transparentes!