Quando se trata de saúde bucal, o maior inimigo é a cárie, ter um sorriso bonito e saudável é a meta para todos os pacientes que buscam algum tipo de tratamento ou atendimento odontológico. Mas, muitas vezes é necessário eliminar por completo alguns problemas bucais muito comuns, como a cárie inicial.
Saiba tudo sobre a cárie dentária, desde o que é a cárie e como ela se forma, quais os principais indícios e tipos de cárie dentária, e também como evitar esse problema. Continue com a gente:
O que é a cárie e como ela se forma?
Na verdade as cáries são o processo de desmineralização do nosso dente, ou seja, quando ocorre o acúmulo de sujeira na nossa boca, essa sujeira se une à uma série de bactérias que já estão em nossa boca e essa mistura produz ácidos que corroem as primeiras camadas dos dentes.
Caso as cáries não sejam tratadas rapidamente podem se tornar grandes problemas, trazendo dores fortes e ficando cada vez mais profundas, levando até mesmo a perda do dente.
Quais os principais indícios de cáries?
Primeiramente para que você não sofra com os problemas trazidos pela cárie é muito importante manter uma rotina de consultas ao dentista, para avaliar e verificar se está tudo bem com a sua saúde bucal.
Mas é possível identificar uma possível cárie, caso você sinta algum desses sintomas:
Dor de dente constante (principalmente ao mastigar)
A dor de dente constante é um dos sintomas mais comuns das cáries. Na maioria dos casos as cáries atingem algumas regiões próximas aos nervos dos dentes, causando dor ou desconforto que pode ser constante e de intensidade leve, moderada e bastante intensa.
Sensibilidade ao consumir bebidas quentes ou geladas
Mais um sintoma muito comum é o grande aumento da sensibilidade dos dentes que pode surgir em diversas situações como:
- uma simples mudança de temperatura;
- bebidas quentes ou frias;
- bater dos dentes;
- simples toque ao dente cariado.
Surgimento de furos escuros nos dentes
A mudança na cor do dente ou a presença de manchas escuras é mais um dos sintomas da cárie que você deve ficar bem atento. Caso note o surgimento de uma mancha, consulte seu dentista para avaliar se é, realmente, uma possível cárie, e que procedimentos podem ser realizados.
Mau hálito
A presença do mau hálito é um dos diversos sintomas de cáries mais extensas e profundas. Os dentistas informam que isso ocorre porque os alimentos têm mais facilidade de ficarem presos nas lesões, se misturando com as bactérias e atingindo a polpa do dente, contribuindo para o surgimento do mau hálito.
Gengivas doloridas e inchadas
Por falta de tratamento das cáries, a tendência é de que as bactérias se aprofundem mais, atingindo a polpa do dente, região que se estende até a raiz e é composta pelos nervos e vasos sanguíneos do dente. Normalmente, ao acontecer isso, pode haver formação de inchaços, inflamações e até sangramento na escovação.
Quais são os tipos de cárie dentária?
A formação de cárie pode levar a desenvolver vários tipos de problemas. Alguns mais fáceis de resolver e outros mais complicados. Alguns desses problemas são:
Cárie radicular
Esse tipo de cárie é associado diretamente à retração das gengivas. Por ser uma condição bem comum com o avançar da idade e que costuma ocorrer principalmente em adultos e idosos. Entretanto, também pode ser agravada por:
- escovação forçada (muita força ao escovar os dentes);
- hábito de fumar (tabagismo);
- medicamentos;
- doença periodontal.
Por causa da retração da gengiva, a raiz do dente acaba por ficar exposta. Essa superfície não possui nenhum tipo de proteção como os dentes, o que dá total liberdade para que a cárie seja mais agressiva. Por isso, a limpeza é de extrema importância, para evitar tanto a retração da gengiva quanto a formação de placa bacteriana e, consequentemente, a cárie.
Cárie recorrente
A cárie recorrente é chamada dessa forma, por ocorrer exatamente no mesmo lugar onde já houve tratamento anterior, como restaurações e coroas dentárias. Esses costumam acumular mais alimento, criando placa bacteriana com mais facilidade e tornando possível um novo ataque e nova deterioração.
Cárie coronária
Entre todos os tipos, a mais comum é a cárie coronária, podendo ocorrer em adultos e crianças. Ela costuma se desenvolver frequentemente em locais onde ocorre a mastigação, ou seja, na coroa e na superfície de contato dos dentes. Essa variação da doença causada pela cárie é mais simples e superficial. Por isso, o diagnóstico e o tratamento são bem mais fáceis e rápidos.
Cárie profunda
Bastante conhecida como cárie aguda, essa variação da cárie costuma atingir a polpa do dente. Alguns casos onde o tratamento não é feito rapidamente, a lesão toma uma proporção muito grande, causando danos profundos e atingindo também os tecidos internos do dente.
Uma causa também bastante comum da cárie profunda, é quando existe alguma trinca ou pequeno furo no dente, facilitando o acúmulo de alimentos que se misturam com as bactérias existentes, causando a deterioração nessa área.
Além da dor intensa, se a cárie profunda não for tratada com a devida urgência, pode ser necessário a realização de um tratamento de canal, ou, em último caso a extração do dente.
O que acontece caso a cárie não seja removida?
A cárie é o maior problema da saúde bucal no Brasil e se ela não for devidamente tratada e removida, pode ocasionar diversos problemas como extremo desconforto, dores e até a perda dos dentes danificados.
O que fazer para evitar a cárie?
Mesmo sendo um problema muito comum, existem algumas coisas específicas que ajudam muito a evitar a cárie e todo o desconforto trazido por ela. Algumas dicas são:
Cuide da sua higiene bucal
Cuidar dos dentes é uma atividade fundamental para garantir sua saúde bucal. Afinal, ter dentes saudáveis é muito importante para ter um sorriso bonito, melhorar sua autoestima o que contribui diretamente para uma melhor mastigação e para um processo de digestão muito mais saudável.
Para te ajudar com isso, separamos algumas dicas importantes para você manter sua higiene bucal em dia:
- Coloque um limite no número de lanches fora de hora que você faz por dia;
- Faça consultas regularmente ao seu dentista;
- Escove os dentes pelo menos três vezes ao dia usando um creme dental com flúor, principalmente após cada refeição;
- Use fio dental diariamente.
Beba água
Além de todos os cuidados bucais citados acima, como uma boa escovação e o uso do fio dental, beber água também ajuda bastante na prevenção de cáries. Isso acontece principalmente porque o consumo de água ajuda a manter os dentes mais limpos e também estimula a produção de saliva, que por sua vez diminui a acidez da boca, prevenindo a proliferação das cáries.
Além disso, a saliva ainda é responsável pelo ganho de minerais nos dentes e por evitar a perda de cálcio do esmalte dentário que ajuda diretamente na proteção contra a cárie.
Evite cigarros
Sabemos que não é fácil deixar o hábito de fumar, até porque a nicotina do cigarro é uma substância causadora de dependência extrema. Entretanto, se a pessoa for fumante, parar de fumar será um passo importante para melhorar a saúde bucal e principalmente a saúde geral.
Os cigarros podem causar diversos problemas para sua saúde bucal, alguns como:
- mau hálito e dentes pigmentados;
- doença periodontal (gengiva);
- câncer bucal;
- degradação dos dentes.
Uso de aparelho para corrigir problemas bucais
Apenas o uso de aparelho dental já faz necessário uma escovação mais regular e uma higiene bucal constante. Isso ajuda a diminuir bastante as chances de desenvolver cáries.
O aparelho é uma ferramenta que ajuda a corrigir as imperfeições das arcadas dentárias e o alinhamento dos dentes. Além de deixar o sorriso esteticamente mais bonito com o alinhamento, o aparelho é muito importante principalmente por ajudar em questões de saúde, incentivando ainda mais a higienização bucal.
Vá ao dentista regularmente
Prevenir problemas bucais é o principal foco quando se decide ir ao dentista. A maioria dos problemas dentários pode ser evitada, como por exemplo as cáries, os canais e até a extração de um dente. Na maioria das vezes o problema sempre se torna pior por falta de cuidado e tratamento adequado.
Por esse motivo, manter as consultas de rotina vão te ajudar a prevenir o aparecimento de cáries e diversos problemas, já que com limpezas periódicas e a avaliação regular de um do profissional impedirá que muitas doenças se desenvolvam.
Além disso, os dentistas podem te ajudar a manter a escovação dos dentes de maneira correta e na forma de uso do fio dental, para que a limpeza seja feita de maneira eficaz e não haja potencializadores para as doenças bucais.
Quais os melhores tratamentos para cáries?
O tratamento depende da fase da cárie. Quando ela ainda não provocou danos ao esmalte do dente e ainda está “inativa”, a aplicação de um revestimento fino de resina branca ou transparente chamado selante, na superfície do dente, é suficiente para eliminar o problema.
Entretanto, quando a cárie já atacou o esmalte e provocou danos à estética ou dificuldades para mastigar, pode ser necessária uma restauração dentária. Dependendo da gravidade do problema, pode ser necessário realizar o tratamento de canal.
Porém, sem sombra de dúvidas o tratamento mais eficaz contra as cáries, é manter a higiene e saúde bucal em dia. Realizando tratamento ortodôntico para alinhar os dentes, cuidar da higiene e manter bons hábitos.
Pensando nisso, agora que você já sabe o que é a cárie, como ela surge, quais os problemas que pode causar e como evitar esses desconfortos, converse com um dos nossos dentistas e faça uma pré-avaliação online para começar nosso tratamento com alinhadores transparentes.