A mordida aberta é ocasionada por um grande espaçamento entre a arcada dentária superior e inferior que pode trazer uma série de consequências negativas, como mastigação incorreta e distanciamento entre os dentes.
Quer entender mais sobre o tema? Neste texto explicaremos o que é a mordida aberta, quais os diferentes tipos e quais as principais características. Posteriormente, diremos quais as diferenças entre a mordida invertida e a aberta, quais as causas e melhores formas de tratamento.
O que é mordida aberta?
A mordida aberta é uma má oclusão caracterizada por espaço excessivo entre a arcada dentária inferior e superior, o que ocasiona o encaixe indevido dos dentes e proporciona um aspecto de “sorriso torto”. Esse problema afeta todas as faixas etárias e compromete a saúde bucal e geral, uma vez que atrapalha a mastigação e respiração, além disso ela afeta negativamente a estética do sorriso.
Quais os tipos de mordida aberta?
Existem diferentes tipos de mordida aberta que podem ser classificados de acordo com a localização da abertura entre as arcadas:
Arcada anterior e posterior:
- Anterior – nesse tipo de mordida aberta a falta de contato acontece entre os dentes superiores e inferiores anteriores (dentes da frente), quando os superiores estão em evidência e os inferiores em oclusão.
- Posterior – a mordida aberta posterior acontece quando os dentes superiores e inferiores posteriores (dentes de trás) estão em oclusão.
Unilateral, bilateral ou lateral
- Unilateral – a mordida aberta unilateral pode ser também anterior ou posterior e acomete apenas um lado da boca.
- Bilateral – a mordida aberta bilateral acomete os dois lados da boca.
- Lateral – quando a mordida aberta afeta apenas a região dos pré-molares, ela acontece apenas na parte lateral da boca.
Além disso, a mordida aberta pode ser subdividida entre esquelética e dento alveolar. No primeiro caso, a desordem pode ser caracterizada por alterações nas bases ósseas, devido a fatores genéticos e pode ser intensificada pela respiração bucal.
Já no caso de mordida aberta dentoalveolar o problema acontece na erupção dos dentes e no crescimento alveolar, quando hábitos parafuncionais, como uso prolongado de chupetas, roer unhas e chupar os dedos atrapalham o correto desenvolvimento.
Quais diferenças entre mordida aberta e mordida invertida?
Apesar de caracterizarem diferentes desordens, a mordida cruzada é constantemente confundida com a aberta. Como dissemos anteriormente, a mordida aberta é ocasionada por um espaço indevido entre a arcada superior e inferior. Já a mordida cruzada acontece quando, ao fechar a boca, os dentes da arcada de cima (superior) não se alinham corretamente com os da arcada de baixo (inferior).
Alguns outros tipos de mordida errada são as seguintes:
- Mordida profunda – também conhecida como sobremordida, essa disfunção acontece quando há a sobreposição dos dentes anteriores superiores pelos dentes anteriores. Além de prejudicar a estética do sorriso, ele pode levar também ao desgaste dos dentes.
- Encavalamento – o apinhamento (ou encavalamento) acontece quando não há espaço suficiente na arcada dentária para acomodar toda a dentição.
- Prognatismo e retrognatismo – tanto o prognatismo quanto o retrognatismo estão relacionados com o desenvolvimento da parte óssea da mandíbula, o que torna os dentes desalinhados e causa outros problemas de saúde bucal.
Quais as causas?
A mordida aberta pode ser associada com fatores hereditários e genéticos ou com hábitos parafuncionais. Eles são os seguintes:
- uso de mamadeira e chupeta;
- chupar os dedos;
- respiração bucal;
- posicionamento errado da língua.
Grande parte desses hábitos são adquiridos na infância e mantidos na fase adulta. Mesmo que sejam manias inconscientes, elas prejudicam os dentes durante o seu desenvolvimento, por essa razão elas estão relacionadas com a mordida dento alveolar (tipo de mordida que afeta somente os dentes).
Já quando está relacionada com fatores genéticos e hereditários, a mordida aberta é do tipo esquelética e é ocasionada por alterações nas bases ósseas que tornam o posicionamento das mandíbulas.
Quais os principais sintomas?
Como essa é uma desordem das arcadas dentárias, ela causa uma série de sintomas que atrapalham na saúde do paciente:
- mastigação e deglutição incorreta;
- respiração pela boca;
- distanciamento entre os dentes
- interposição lingual;
- dificuldades na fala;
- dor ao mastigar;
- zumbidos no ouvido;
- sintomas parecidos com a DTM, como estalos e dor mandibular;
- dores de cabeça frequentes.
Caso você perceba que sua mordida está desalinhada e perceba os sintomas que citamos anteriormente, o ideal é procurar um dentista para o correto diagnóstico. Além disso, mesmo que os seus dentes estejam alinhados e você perceba algum dos sintomas anteriores, a má oclusão pode ainda trazer consequências negativas para sua saúde, por isso procure um profissional de saúde também nesse caso.
Quais os tratamentos para correção?
Os tratamentos para mordida aberta variam de acordo com as causas e severidades do caso. Quando ela é causada por hábitos parafuncionais, além de controlar os hábitos nocivos, o uso de aparelho ortodôntico pode corrigir o desalinhamento das arcadas e dos dentes.
Além disso, quando a má oclusão causa também dificuldades de mastigação, fala e respiração o ideal é aliar o uso de aparelho ortodôntico com acompanhamento fonoaudiológico. Somente um dentista pode identificar a mordida aberta e qual o melhor tratamento para você, por isso converse com um profissional de sua confiança.
Alinhadores transparentes
Como dissemos anteriormente, o uso de aparelho ortodôntico auxilia na correção da mordida aberta. Com os alinhadores transparentes, é possível solucionar alguns casos de mordida aberta e, ao mesmo tempo, alinhar os dentes.
Além disso, o aparelho dental transparente é muito mais prático, rápido e acessível. Quer saber mais? Veja o vídeo “Como funcionam os alinhadores transparentes”:
Ao longo deste texto dissemos que a mordida aberta é um tipo de má oclusão em que a arcada superior e a inferior se desencontram, ocasionando assim uma dificuldade de encaixe dos dentes e uma série de consequências negativas para a saúde bucal do paciente. Além disso, dissemos quais são os principais sintomas e quais os tratamentos para esse tipo de mordida.
Agora que você já entendeu mais sobre a mordida aberta, que tal agendar uma pré-avaliação gratuita para entender mais sobre os alinhadores transparentes?