Você já ouviu falar em pulpite? Ela é a inflamação da polpa dentária, ou seja, do núcleo do dente. A pulpite pode causar fortes dores de dente e ocasionar a necessidade de extração da polpa. Por isso, é muito importante que seja tratada!
Quer entender mais sobre o tema? Além de explicar o que é a inflamação da polpa dentária, neste texto, você vai entender quais são as causas desse problema. Além disso, mostraremos quais os diferentes graus da inflamação e quais são os sintomas. Por fim, mostraremos quais os tratamentos e como o evitar. Confira mais a seguir:
O que é a polpa dentária?
A polpa dentária é a parte viva da estrutura do dente, onde estão concentrados os tecidos nervosos e os vasos sanguíneos, além de fibras, células e outras substâncias. Justamente por isso, ela é responsável pela sensibilidade nos dentes. E, portanto, reage à danos provocando dor, para informar que algo errado está acontecendo.
O que é a inflamação da polpa dentária?
A inflamação da polpa dentária é o processo inflamatório que ocorre na parte mais interna do dente. Por ela ser mais sensível, a inflamação pode causar fortes dores.
Mas, além disso, outras estruturas podem ser prejudicadas caso o tratamento adequado não seja feito. É o caso do periodonto, conjunto de tecidos responsável pela sustentação dos dentes. Sendo assim, em casos mais graves, é possível que o paciente perca os dentes afetados pela inflamação.
Como se desenvolve a inflamação da polpa do dente?
A inflamação da polpa dentária pode acontecer por diversos motivos. Conheça alguns deles:
Cárie
A cárie é a causa mais comum para essa inflamação, principalmente se não for tratada de forma adequada. Quando a infecção que a causou se agrava, pode ultrapassar as camadas mais exteriores do dente e atingir a polpa.
Traumas
O trauma é qualquer pancada que pode atingir a boca e causar lesões nos dentes, nos ossos e nos tecidos moles. Alguns exemplos de traumas, além das pancadas, são o bruxismo e a mastigação incorreta. Todos esses fatores podem causar desgastes nos dentes e atingir a sua raiz, o que tem como consequência a inflamação da polpa do dente.
Gengivite
A gengivite é a inflamação das gengivas, causada pelo acúmulo de placa bacteriana. Quando não é tratada de forma correta, ela pode progredir e causar complicações mais graves, atingindo a polpa dentária.
Quais são os tipos de inflamação da polpa dentária?
Existem dois tipos de pulpite:
Aguda
A inflamação aguda da polpa dentária é aquela que se agrava em um curto espaço de tempo, com sintomas rápidos e intensos. Normalmente, a dor ocorre somente quando é estimulada, ou seja, quando o dente está desempenhando uma de suas funções ou é tocado. A pulpite aguda é a inflamação da polpa dentária em seus estágio iniciais. Por isso, pode ser revertida e é possível tratar sem prejuízos permanentes ao dente.
Crônica
Já a pulpite crônica é a doença em um estágio mais avançado, também chamado de irreversível. Nesse ponto, o dente já sofreu danos permanentes e nem sempre pode ser totalmente recuperado. A inflamação crônica causa dores constantes.
Inflamação da polpa dentária: quais os sintomas?
Para que a inflamação da polpa dentária não se agrave e cause danos irreversíveis, é muito importante estar atento aos seus sintomas. Dessa forma, assim que algum destes sintomas forem percebidos, é preciso buscar atendimento profissional para realizar o tratamento adequado:
- dor de dente;
- sensação de dentes inchados;
- gengiva latejando na área próxima ao dente inflamado;
- vermelhidão;
- presença de pus em casos mais graves.
Como a pulpite pode ser diagnosticada?
O diagnóstico da inflamação da polpa do dente só pode ser feito por um dentista. Em alguns casos, isso é feito no próprio exame clínico, no consultório, por meio da observação e do diálogo com o paciente. Na maioria dos casos, também é preciso fazer alguns exames complementares, como radiografias e estimulações térmicas ou elétricas.
Existe algum remédio caseiro para a inflamação da polpa dentária?
Não há comprovação científica sobre a eficácia de tratamentos caseiros para a inflamação da polpa do dente. Em alguns casos, os dentistas receitam o uso de alguns chás com propriedades anti-inflamatórias, mas eles atuam como um complemento ao tratamento que já está sendo feito.
Por isso, se você acha que a polpa do seu dente está inflamada, não busque solução em casa. Marque uma consulta com o dentista da sua confiança, faça os exames solicitados e siga todas as suas orientações para evitar que o problema se agrave e cause danos irreversíveis.
Quais são os tratamentos para inflamação da polpa do dente?
O tratamento para inflamação da polpa dentária vai ser escolhido pelo profissional de acordo com a gravidade da lesão. Em casos mais leves, uma restauração pode ser suficiente. Já em casos mais graves, é preciso fazer a extração do dente afetado. Conheça melhor as principais opções e veja quando são indicadas:
Restauração
A restauração dentária é indicada para os casos de inflamação aguda, ou seja, nos estágio iniciais. No tratamento, o dentista retira a parte afetada e faz uma limpeza, posteriormente ele preenche o espaço com um material restaurador.
Tratamento endodôntico
O tratamento endodôntico mais comum é a pulpectomia, quando o dentista retira totalmente a polpa dentária. Ele é indicado para casos mais graves, quando não há como reverter os danos causados por essa estrutura. Depois, o espaço é preenchido com um material restaurador, restabelecendo a estética e a funcionalidade do dente.
Extração
A extração remove por completo o dente afetado e é indicado para os casos mais graves, quando os outros tratamentos não podem ser eficazes. Nesse caso, é possível fazer um implante para substituir o dente perdido.
Dicas para manter a polpa do dente saudável
Com alguns cuidados diários, é possível preservar a saúde da polpa dental e evitar problemas como a sua inflamação. Confira as nossas dicas:
- evite consumir alimentos ácidos em excesso;
- escove os dentes regularmente;
- use fio dental;
- evite usar cremes dentais abrasivos;
- visite o dentista regularmente.
Ao longo deste texto mostramos que a inflamação da polpa dentária é um problema que causa muitos incômodos, uma vez que essa é uma região sensível. Apresentamos as causas dessa inflamação e todos os sintomas. Posteriormente, dissemos quais são os tratamentos recomendados e como você pode manter a polpa do dente saudável.
Agora que você entende mais sobre esse tema, que tal conhecer também os alinhadores transparentes da Smilink?