A disfunção temporomandibular (DTM) é um conjunto de sintomas que prejudica a articulação temporomandibular (ATM) e a musculatura da mastigação. Ainda não há uma causa específica para a DTM, porém certos hábitos, como apertar os dentes e roer unhas podem aumentar a sua probabilidade.
Quer entender mais sobre esse tema? Neste texto explicaremos com detalhes o que é a DTM, quais as diferenças entre a disfunção temporomandibular e a ATM, quais os sintomas, causas, como identificar o problema e possibilidades de tratamento. Confira mais a seguir:
O que é DTM?
Como dissemos na introdução, a DTM (disfunção temporomandibular) é um conjunto de sintomas que afetam a articulação temporomandibular (ATM) e a musculatura da mastigação. Existem três tipos de disfunção temporomandibular:
Muscular
Este tipo de DTM ocorre quando há a tensão dos músculos mastigatórios. O problema pode acontecer por diversos motivos, como a deficiência nutricional, que gera o desgaste da musculatura ou devido a lesões musculares. As pessoas que sofrem com esse tipo de disfunção normalmente sentem dor ao tocar nos músculos orofaciais, dificuldade em abrir e fechar a boca e problemas na mordida.
Articular
Esse tipo de disfunção acontece quando o problema está na própria articulação, as causas podem ser traumas na região, doenças degenerativas e desgastes. Além disso, o deslocamento dos discos da ATM indica o mau funcionamento e presença de DTM. Para identificar o problema, o profissional de saúde analisará anormalidades na articulação temporomandibular.
Mista
A disfunção mista acontece quando há tensão tanto na articulação quanto no músculo e é a mais comum entre os pacientes. Por isso, o tratamento para DTM mista envolve soluções para os músculos mastigatórios e articulação.
Qual a diferença entre ATM e DTM?
Por serem siglas parecidas, muitas pessoas pensam que a ATM e a DTM se referem ao mesmo problema.
A ATM é a articulação temporomandibular que permite a realização de movimentos como mastigar, falar, deglutir e outros. Cada pessoa tem duas ATMs, localizadas nas laterais da cabeça, próximo a entrada do ouvido. Já a DTM (disfunção temporomandibular), como dissemos anteriormente, é o nome dado ao conjunto de problemas que surgem na ATM.
Quais os sintomas da DTM?
Alguns sintomas da DTM não parecem ter relação direta com o problema, fato que dificulta o diagnóstico e faz com que ele seja ainda mais demorado. Algumas das reclamações mais frequentes de quem sofre com a disfunção temporomandibular são as seguintes:
inchaço ao lado da boca e/ou da face;
travamento ao abrir ou fechar a boca;
dor facial;
desvio da mandíbula para um lado;
surdez momentânea;
dor mandibular;
dor nas articulações ou face enquanto a pessoa abre ou fecha a boca (para mastigar ou bocejar por exemplo);
ruídos articulares e dor de ouvido;
ouvido tampado;
vertigem ou zumbido;
abertura limitada ou inabilidade para abrir a boca de forma confortável;
dor no pescoço, ombros e costas;
enxaquecas;
surdez momentânea;
ouvir “estalos” ao abrir e fechar a boca.
Como você deve ter percebido, os sintomas da DTM são muitos e nem sempre parecem ter relação direta com o problema. Como exemplo, quando há enxaqueca, dor no pescoço, ombros e costas. Por isso, uma boa dica é analisar se eles aparecem quando a pessoa está tensa e se eles se apresentam juntos.
Quais as causas da DTM?
Como identificar a DTM?
O diagnóstico da DTM deve ser feito somente por um profissional confiável. Para identificar a disfunção, o dentista conversa sobre os sintomas do paciente e, em um primeiro momento, realiza um exame de palpação da articulação e musculatura. Para ter certeza do diagnóstico, ele pode ainda pedir exames de ressonância magnética e tomografia.
Quais os tratamentos?
Como a DTM não tem cura, após a sua identificação o profissional de saúde pode indicar um dos seguintes tratamentos para aliviar os sintomas:
Medicamentos – relaxantes musculares, anti-inflamatórios e analgésicos são medicamentos indicados para reduzir a dor causada pela DTM muscular.
Fisioterapia – alguns exercícios físicos e massagens direcionados podem ser benéficos para aliviar as dores da DTM. Além disso, a aplicação de calor e técnicas de crioterapia (que envolve a aplicação de frio no local) aliviam as dores.
Toxina botulínica – a aplicação dessa substância inibe a liberação do neurotransmissor acetilcolina na articulação, o que diminui a contração muscular e, dessa maneira, reduz a dor causada pela DTM.
Acupuntura – a técnica é realizada em pontos específicos na face, o que pode aliviar a dor causada pela disfunção temporomandibular de origem muscular.
Placas de mordida – as placas são indicadas para as pessoas que têm bruxismo.
Exercícios fonoaudiólogos – eles treinam a “postura” da mandíbula, o que proporciona o fortalecimento dos músculos.
Quando a cirurgia de DTM é indicada?
A cirurgia de DTM nunca deve ser a primeira opção realizada após a descoberta do problema, os tratamentos mencionados anteriormente (chamados de conservadores) tem a intenção de reduzir os sintomas da disfunção temporomandibular sem um procedimento invasivo.
Porém, quando os procedimentos conservadores não são mais eficazes e os sintomas continuam a atrapalhar a qualidade de vida do paciente, a cirurgia deve ser considerada. Por isso, para entender se essa é a realmente a melhor opção para o seu caso, consulte o seu dentista, somente ele pode indicar esse tratamento para você.
Lembrando que, quanto mais cedo os sintomas forem tratados após a descoberta da DTM, mais rápido eles vão embora. Dessa maneira, para evitar a cirurgia converse com seu dentista sobre todas as possibilidades de tratamento desde o início.
O aparelho transparente serve para o tratamento de DTM?
O tratamento com alinhadores transparentes não é indicado para quem deseja tratar a DTM. Como mostramos anteriormente, existem procedimentos que precisam ser realizados para minimizar o desconforto e garantir mais qualidade de vida.
Mesmo assim, se os sintomas estiverem sob controle o paciente pode alinhar os dentes com o aparelho transparente. Com essa opção, você garante a melhor versão do seu sorriso de forma prática, rápida e confortável.
Conheça mais sobre os alinhadores transparentes neste vídeo:
Ao longo deste texto mostramos que a DTM é um conjunto de sintomas que podem afetar a musculatura da mastigação e a articulação temporomandibular. Explicamos que existem três tipos principais de DTM, que não há uma causa bem estabelecida para o problema, mas que existem vários sintomas que podem prejudicar o paciente, desde dores de cabeça como também a dificuldade de abrir e fechar a boca. Além disso, apresentamos quais os tratamentos e quando a cirurgia é indicada.
Agora que você já conhece mais sobre esse tema, que tal agendar uma pré-avaliação gratuita para conhecer o tratamento com alinhadores transparentes da Smilink?
Texto revisado pela Dentista Dra. Camila Leite Quaglio CROSP nº 60.245
Bianca Santana
Redatora da Smilink. Formada em Letras português e espanhol na USP. Acredita que as palavras têm poder de transformar o mundo e trazer o melhor sorriso das pessoas ao seu redor.
Posts relacionados
O que é o dente entramelado, quais as causas e como corrigir
Dente entramelado é o nome popular para o apinhamento dentário, também chamado de dente encavalado ou, simplesmente, de dente torto. Essa condição, além de prejudicar
Saiba o que é o aparelho expansor, para que serve e quando ele é indicado
O aparelho expansor é usado para expandir o palato, céu da boca, e assim prevenir o desenvolvimento de diversos problemas bucais, como o apinhamento dental,
O que é a contenção estética e qual a importância de usar após o tratamento?
Após finalizar o seu tratamento ortodôntico é essencial utilizar a sua contenção para manter os resultados conquistados. Como alternativa discreta, a contenção estética é muito