Cuidar da saúde bucal não se resume somente a um sorriso bonito. Problemas ligados aos dentes e ao maxilar, como o bruxismo, podem prejudicar a qualidade de vida e a saúde da sua boca.
Se você tem bruxismos e pretende corrigir seu sorriso e deixa-lo mais harmônico, fique atento às nossas próximas dicas!
Bruxismo: Um Problema Que Vai Além da Estética
O bruxismo é o ato de ranger os dentes de forma involuntária. Ele pode surgir na infância ou na vida adulta e acontece principalmente durante o sono. O barulho feito pelo ranger dos dentes é bastante característico das pessoas que tem bruxismo enquanto dormem, podendo ser facilmente identificado.
Muitos profissionais da saúde associam o bruxismo ao estresse: o ranger dos dentes se torna uma reação involuntária da mente ao dormir, como reação ao estresse psicológico. O problema é muito comum: de acordo com a OMS, o bruxismo afeta 30% da população mundial e 40% da população brasileira.
O tratamento para evitar o bruxismo pode incluir o uso de uma placa noturna, que protege os dentes do atrito causado pelo ato de ranger involuntariamente. A placa não vai curar o bruxismo, mas vai aliviar as dores. Por também ser feito com o uso de placas, o tratamento para alinhar os dentes com aparelho invisível pode ser confundido como uma forma de corrigir o bruxismo.
Porém, os alinhadores invisíveis não servem diretamente para esse propósito, como explica a Dra. Thais Sampaio, responsável técnica da Smilink: “Os alinhadores não são indicados como tratamento para bruxismo e DTM (Disfunção temporomandibular e dor orofacial), já que o bruxismo é uma condição psicossomática”.
Mas, indiretamente, pode ser uma solução se o bruxismo estiver relacionado a posição dos dentes, já que com o uso dos alinhadores essa correção é feita feita de forma simples e rápida, podendo, inclusive, melhorar a condição de ranger os dentes, já que o tratamento com alinhadores é composto por placas, que devem ser usadas também ao dormir, diminuindo o atrito entre os dentes.
Saúde Bucal em Dia: Mais Qualidade de Vida e Bem-Estar
O bruxismo deve ser tratado por um profissional dentista, que pode inclusive sugerir um acompanhamento psicológico para que as causas do estresse sejam resolvidas. A ajuda psicológica pode ser aliada a ações simples do dia a dia para relaxar mais, como meditação, prática de esportes e ou até mesmo o uso de compressas mornas no rosto para diminuir a dor causada pelo bruxismo. Eliminar os níveis de estresse e se sentir mais relaxado são fatores fundamentais para ter uma boa noite de sono, sem bruxismo.
Os aparelhos invisíveis podem não corrigir o bruxismo diretamente, mas também são fundamentais para quem busca ter mais bem-estar, autoestima e mais qualidade na saúde bucal. O tratamento corrige os dentes de forma rápida, discreta e confortável, trazendo muito mais praticidade para a vida do paciente em momentos como a hora das refeições ou da higienização dos dentes.
O aparelho invisível smilink funciona para corrigir os seguintes problemas bucais:
- Distanciamento entre os dentes (diastema);
- Desalinhamento;
- Sobressaliência;
- Alguns casos de mordida aberta;
- Apinhamento.
No caso dos pacientes que estão corrigindo um ou mais desses problemas com o aparelho invisível e sofrem de bruxismo, a Dra. Thais Sampaio ainda acrescenta: “alguns pacientes sentem melhora nos sintomas com o uso dos alinhadores. Além disso, as placas alinhadoras podem reduzir os danos causados pelo bruxismo, pois impedem o atrito entre os dentes”.
Ter os dentes alinhados evita problemas no encaixe do maxilar durante a mordida (que podem provocar dores) e problemas relacionados à falta de higiene. Com os dentes na posição correta, o uso do fio dental e da escova se torna mais fácil e essa limpeza impede a formação de cáries ou tártaro.
Viu como ter um sorriso mais bonito e saudável tem um impacto muito positivo na autoestima e na qualidade de vida de qualquer pessoa? Que tal começar a transformar o seu? Agende uma conversa com um dentista Smilink através de uma videoconferência e conheça os tratamentos com alinhadores invisíveis!