Pensar em um tratamento preciso, confortável, com bom custo-benefício e tempo reduzido de uso é, antes de tudo, pensar no quanto o avanço da tecnologia e os estudos incessantes de profissionais da ortodontia têm avançado.
A tecnologia 3D está presente em tudo o que diz respeito ao tratamento ortodôntico com aparelho invisível. Ao escolher esse método, não tenha dúvidas, você está em contato com o que há de mais moderno e tecnológico no mercado da ortodontia hoje.
Parte importante disso é vista logo no processo pré-aparelho. Após o primeiro contato e avaliação do ortodontista, a etapa de exames é solicitada a fim de visualizar a arcada dentária e gengiva completamente e traçar um planejamento de acordo com o melhor para cada caso.
Durante o exame de escaneamento 3D, um aparelho que se assemelha a uma caneta percorre a boca do paciente, captando mais de 6 mil fotos por segundo. O objetivo desse exame é formar imagens em três dimensões que permitam ao ortodontista visualizar todos os ângulos, proporções e necessidades dentais. Esse é um procedimento rápido e indolor e substitui o molde padrão, aquele da massinha.
Muitas pessoas sentem desconforto com o método com gesso, já que ele requer algumas coisas básicas do paciente. Por exemplo, é preciso estar em jejum há 1h, respirar apenas pelo nariz enquanto o molde estiver na boca e tentar não engolir saliva. Enquanto pacientes revelam sentir enjoo com o procedimento, o escaneamento 3D vem só para facilitar e traz o máximo de conforto e praticidade.
Após a captação das imagens em 3D, é criado o modelo digital que o especialista ortodontista criará o planejamento ortodôntico. É nele que o ortodontista se baseará para pensar em todos os passos do tratamento ortodôntico e na movimentação precisa para que cada dente seja alinhado e corrigido. Passada a fase inicial, o período de desenvolvimento das placas alinhadoras é iniciado.
Todo o tratamento ortodôntico com alinhadores invisíveis é desenvolvido através de impressão 3D. Cada placa referente à fase de cada paciente é feita em medidas milimetricamente muito parecidas, assim, pouco a pouco, os dentes são “encaminhados” a seu devido lugar para o alinhamento.
Como Acontece o Alinhamento Com Aparelho Invisível?
A partir do material termoplástico das placas alinhadoras, produzidas por tecnologia CAD/CAM – siglas que remetem a itens assistidos por computador -, a movimentação necessária para cada dente começa a ocorrer.
Por exemplo, pensemos em dentes separados. A cada troca de alinhadores, a cada 14 dias, as placas têm a função de movimentar os dentes a fim de diminuir a separação entre eles. Fase a fase, o avanço é notado, até que o tratamento seja concluído.
Fazendo a Tecnologia 3D Valer a Pena
Cabe lembrar que toda essa tecnologia 3D e o sucesso do método como tratamento ortodôntico só se justificam pelo bom uso do paciente. E a gente separou uma listinha para relembrá-lo de todos os passos imprescindíveis para um bom resultado:
- Usar as placas alinhadoras, rigorosamente, por 22h diárias;
- Realizar uma boa higienização bucal – sem esquecer da limpeza das placas;
- Não beber ou se alimentar com o alinhador na boca;
- Fazer as trocas de fase como recomendado pelo ortodontista;
- Entrar em contato imediatamente em caso de dúvidas ou problemas
Agende agora mesmo uma videoconferência gratuita com um dentista Smilink, e fique mais perto do seu sorriso perfeito.