O bruxismo é um distúrbio que causa o ranger ou apertar os dentes enquanto dorme. O hábito é involuntário o que contribui para que, muitas vezes, quem possui essa desordem funcional não se dê conta.
Acordar com a mandíbula tensa, dores de cabeça constantes ou reclamações do parceiro ou parceira sobre barulhinhos durante a noite são fatores que acendem a luz para um possível diagnóstico. Muitas pessoas demoram anos para procurar ajuda profissional para cuidar, outras, são diagnosticadas em consultas de rotina, quando o dentista examina dentes desgastados.
Para muitos, pode ser um pequeno detalhe, mas é importante estar atento a seu progresso e entender o quanto esse é um hábito que pode causar problemas mais sérios e até irreversíveis.
Por Que Tenho Bruxismo?
Na maioria das vezes está ligado a episódios de estresse e ansiedade. Há casos de pacientes que percebem a tensão na mandíbula ao acordar ou durante noites mau dormidas em períodos de picos de energia e mudanças bruscas na rotina; outros casos são mais específicos e podem estar relacionados a fatores genéticos ou físicos, como a abertura e fechamento da boca ou alinhamento e encaixe dos dentes, a chamada má oclusão dentária. Por último, os transtornos do sono, como é o caso de roncos e apneia – quando o sono tem interrupções na respiração repetidas vezes durante a noite – podem ser uma causa para o aparecimento do bruxismo.
Qual é o Tratamento Indicado?
Dados recentes da OMS (Organização Mundial da Saúde) informam que 30% da população mundial apresenta casos de bruxismo, enquanto, no Brasil, o número alcança 40% das pessoas. Não há gênero favorito ou predileção por idade: tanto homens como mulheres de todas as faixas etárias podem apresentar casos a qualquer momento e em qualquer escala.
Quando se fala em causas físicas, o diagnóstico precisa ser ainda mais atencioso. No caso do alinhamento dos dentes, por exemplo, o ortodontista estuda inclinações, apinhamento e giro, já que, dentes tortos e desalinhados podem aumentar ou ressaltar esse distúrbio. Geralmente, o uso de aparelhos para essa correção é sugerido e, assim, obtém-se certo controle.
Nesse caso, o aparelho ortodôntico invisível, chamado alinhador, é o mais recomendado para o tratamento, já que sua placa termoplástica é colocada por cima dos dentes, protegendo-os. Assim, à medida que os dentes são consertados esteticamente, as placas também cuidam deles durante a noite, evitando o desgaste causado pelo ranger e apertar dos dentes.
Para os casos de ansiedade e dia a dia agitado, especialistas recomendam uma rotina que leve em conta a chamada “higiene do sono”. Basicamente, psicólogos indicam a higiene do sono para noites mais tranquilas a partir de práticas noturnas, como deitar-se e levantar-se em horários parecidos, não assistir a filmes de ação ou terror antes de dormir, não ingerir alimentos com cafeína ou estimulantes, como café ou guaraná após as 18 horas, entre outros.
Falando em psicólogos, a recomendação de psicoterapia é altamente indicada, principalmente, nos casos de ansiedade. Mais do que um chá calmante e banho quente e relaxante, é preciso entender a raiz do problema e solucioná-la junto aos profissionais corretos.
O Que o Bruxismo Pode Causar?
Ignorar não parece uma boa decisão. Por mais que, visualmente, seu efeito demore a aparecer, há casos que envolvem problemas ósseos, na gengiva e articulação da mandíbula. O transtorno também desgasta, compromete o alinhamento e até amolece os dentes e, em casos mais extremos, pode deslocar a mandíbula.
Marque sua avaliação e consulte um profissional especialista para te auxiliar e recomendar o melhor tratamento.