A periodontia é a área da odontologia responsável pelo cuidado dos tecidos de sustentação e proteção dos dentes. Nessa especialidade há o tratamento e prevenção de doenças específicas na região do periodonto.
Quer entender mais sobre o tema? Neste texto vamos mostrar o que é a periodontia. Além disso, explicaremos quais são as suas subáreas, quais as principais doenças que acometem as gengivas e qual a sua importância. Por fim, diremos quando você deve procurar um periodontista.
Periodontia o que é?
Como dissemos na introdução, a periodontia é a área da odontologia responsável por proteger e tratar os tecidos do periodonto. Os procedimentos realizados nessa especialidade buscam prevenir, diagnosticar e proteger doenças que atingem a gengiva.
O que é o periodonto?
O periodonto é formado pelas estruturas que circulam o dente, sua principal função é inserir o dente no tecido ósseo maxilar e manter a integridade da superfície da mucosa mastigatória da cavidade oral. Para que os dentes possam se manter firmes na gengiva o periodonto é essencial, por isso ele é composto pelas seguintes partes:
- Cemento – tecido conjuntivo mineralizado que recobre a dentina radicular e tem como principal função a inserção das fibras e ligamento periodontal na raiz do dente.
- Ligamento periodontal – tecido conjuntivo frouxo interposto entre o cemento e o osso alveolar.
- Gengiva – tecido epitelial de proteção, ele cobre os ossos que sustentam os dentes.
- Osso alveolar – tecido ósseo que reveste o alvéolo dentário e tem como principal função absorver as forças geradas pela mastigação e outros esforços dentais.
Quais são as áreas da periodontia?
A periodontia é subdividida em três subáreas:
Clínica
A periodontia clínica é direcionada para o tratamento e prevenção de doenças na gengiva e outros tecidos periodontais.
Médica
A periodontia médica envolve o acompanhamento e tratamento de condições sistêmicas que podem agravar as doenças na região, como:
- diabetes;
- tabagismo;
- alzheimer;
- aterosclerose.
Além disso, mulheres gestantes também precisam do acompanhamento de um profissional em periodontia médica, pois, durante a gravidez é comum alterações hormonais elevadas, o que faz com que a probabilidade de gengivite aumente.
Estética
Voltada para cirurgias no tecido gengival e ósseo, a periodontia estética tem como finalidade melhorar a estética periodontal. Um procedimento comum da área é a cirurgia do sorriso, conhecida também como gengivectomia, ela melhora o contorno da gengiva para garantir uma proporção adequada entre os dentes e a gengiva.
Quais as principais doenças periodontais?
Além de entender o que é a periodontia e quais as principais subáreas, veja quais as principais doenças periodontais:
Gengivite
A gengivite é uma inflamação ocasionada pelo acúmulo de placa bacteriana. Causada pela falta de higiene bucal adequada, ou por outros fatores como má oclusão, cáries, uso de cigarro, baixa produção de saliva e outros fatores.
Sintomas
Os principais sintomas da gengivite são os seguintes:
- mau hálito e gosto ruim;
- gengiva inchada;
- dor e sangramento na gengiva ao mastigar ou durante a higiene;
- sangramento ao escovar os dentes e passar fio dental;
- vermelhidão intensa das gengivas;
- sangramento espontâneo das gengivas (em casos mais graves);
- retração ou recuo da gengiva, o que causa a aparência de dentes alongados.
Prevenção e tratamento
Para prevenir a gengivite, o ideal é manter alguns bons hábitos como realizar a escovação correta dos dentes, manter uma alimentação equilibrada, evitar ao máximo o uso de cigarro e ir ao dentista frequentemente.
Caso você já apresente os sintomas mencionados acima e suspeite que tem gengivite, o ideal é buscar um dentista, esse profissional realizará uma limpeza profunda para eliminar a placa bacteriana causadora do problema. Se ela estiver em estágio mais avançado, o paciente precisará também usar anti-inflamatórios e antibióticos.
Periodontite
A periodontite é a segunda fase da gengivite, quando ela se estende para as estruturas de suporte do dente. Conhecida também como doença periodontal, ela pode trazer outras complicações para a saúde, como o favorecimento de novas infecções.
Sintomas
Causada pela má higiene e acúmulo de placa bacteriana, a periodontite faz com que o paciente tenha os seguintes sintomas:
- sensibilidade excessiva;
- sangramento gengival durante a escovação e uso de fio dental;
- sangramento espontâneo das gengivas;
- mau hálito;
- surgimento de aftas;
- gengiva inchada e sensível;
- retração gengival.
Prevenção e tratamento
Assim como para prevenção da gengivite, a higiene bucal é essencial para evitar a periodontite. Por isso, não deixe de escovar os dentes corretamente e passar fio dental.
Além disso, ao identificar a periodontite, o dentista remove a placa bacteriana e os tecidos contaminados. Posteriormente, é realizada uma raspagem com o objetivo de tornar a superfície mais lisa e diminuir a probabilidade de a placa bacteriana voltar. Caso a doença já esteja em estágio avançado, o dentista recomendará uma cirurgia.
Abscesso dentário
O abscesso dentário é uma infecção provocada pelo acúmulo de pus causado pela proliferação excessiva de bactérias. Existem três tipos de abscessos: o pericoronário, o periodontal e o periapical.
Sintomas
Alguns sintomas que indicam o surgimento do abscesso são os seguintes:
- acúmulo de pus;
- dor intensa e persistente;
- inchaço ou caroço na região afetada;
- febre;
- mau hálito.
Prevenção e tratamento
Para evitar o surgimento de abscesso reduza o consumo de açúcar e cuide da sua higiene bucal, por isso escove os dentes entre duas e três vezes ao dia, use fio dental e um enxaguante bucal recomendado pelo seu dentista. Além disso, escolha uma escova e creme dental adequados para você.
Qual a importância da periodontia?
O periodonto requer cuidados diferentes dos dentes, por esse motivo, para cuidar bem dessa área é essencial o acompanhamento próximo de um profissional periodontista.
Assim, ele ajuda a manter o equilíbrio da saúde bucal, uma vez que, o profissional trabalhará em conjunto com outras especialidades, como por exemplo para ter um sorriso mais harmônico, o paciente pode optar pelo uso de aparelho ortodôntico e alterar o tamanho e formato das gengivas.
Quais os benefícios de procurar um periodontista?
Alguns benefícios em buscar um profissional periodontista são os seguintes:
Evita a perda dentária
Um dos benefícios de procurar um periodontista é evitar a perda dentária. O acúmulo de placa bacteriana pode causar a perda dentária, uma vez que ela provoca o surgimento de doenças periodontais como a gengivite e periodontite.
Aumenta a autoestima
Com a periodontia estética a pessoa pode transformar o seu sorriso, uma vez que ele corrige o tamanho e formato das gengivas. Por isso, em conjunto com o tratamento ortodôntico o paciente pode aumentar a sua autoestima ao sorrir.
Acompanhamento especializado
Como dissemos anteriormente, o periodonto requer cuidados diferentes dos dentes. Sendo assim, o acompanhamento de um profissional especializado é ideal para manter a saúde bucal também nessa área.
Quais as cirurgias realizadas por um periodontista?
Algumas das cirurgias mais comuns realizadas pelo profissional periodontista são os seguintes:
Gengivectomia
Como dissemos anteriormente, a gengivectomia é uma das cirurgias que pode ser realizada pelo periodontista. O procedimento é recomendado para pessoas que têm um “sorriso gengival”, que mostram muito a gengiva ao sorrir. Apesar de ser um procedimento simples, antes de iniciar o tratamento o dentista aplica uma anestesia local. Posteriormente, ele retira de 1 a 2 milímetros de tecido.
Gengivoplastia
Chamada também de plástica gengival, a gengivoplastia é a remodelação dos contornos da gengiva com o objetivo de corrigir o formato e a proporção do tecido gengival. Realizada com anestesia local, a cirurgia remove o excesso de tecido gengival e altera sua moldagem.
Frenectomia
A cirurgia é feita com objetivos estéticos e para melhorar também a saúde bucal do paciente. Ela é realizada com o objetivo de remover o freio da boca (uma prega fina de tecido fibroso que em alguns pacientes se apresenta de forma excessiva). Esse procedimento é realizado de forma muito simples e apresenta riscos mínimos para a saúde do paciente.
Enxerto gengival
Esse procedimento é realizado em casos de retração gengival, problema que faz com que haja a diminuição da gengiva em relação aos dentes. Esse procedimento não é tão simples como os anteriores, por isso a pessoa precisa ser acompanhada por um dentista de confiança do início ao fim do procedimento.
Ao longo deste texto mostramos que a periodontia é a área responsável pelo cuidado dos tecidos de sustentação e proteção dos dentes que é dividida em três subáreas: clínica, médica e estética. Além disso, mostramos que as principais doenças que costumam acometer as gengivas são a gengivite, a periodontite e o abscesso dentário. Por fim, mostramos quando você deve considerar uma visita a um profissional periodontista.
Agora que você já conhece mais sobre a periodontia, que tal conversar com nossos dentistas para conhecer o tratamento com alinhadores transparentes?