Tão importante quanto ir ao dentista e cuidar da higiene da sua boca, escolher os melhores produtos para escovar os seus dentes ajuda a garantir a manutenção da sua saúde bucal. Por esse motivo, é ideal saber qual a escova de dente certa para você.
Quer saber mais sobre o tema? Neste texto mostraremos quais os tipos de escova de dente, como escolher a melhor para você, quais os benefícios em usar uma boa escova e quais cuidados manter com a sua para que ela seja eficaz ao longo de todo tempo de uso. Confira mais a seguir:
Quais os tipos de escova de dente?
Existem diferentes tipos de escova de dente, veja os mais comuns a seguir:
Escova manual
O modelo de escova manual é o mais comum e simples, ele tem diferentes tipos de formato, tamanho e qualidades diferentes de acordo com a marca que você escolher.
Escova unitufo
Mais indicado para as pessoas que usam aparelho ortodôntico fixo, essa escova tem as cerdas em formato em V, permitindo assim que a escova consiga alcançar toda a superfície do dente. Dessa maneira, o modelo retira os resíduos de alimentos e diminui a proliferação de bactérias causadoras de problemas bucais.
Escova à pilha
Com esse modelo o esforço no momento da escovação é menor, como ela funciona à pilha a vibração promove a limpeza dos dentes. Apesar disso, essa escova tem um valor mais alto e ela tem a vantagem de que as cerdas podem ser trocadas quando ficam desgastadas.
Escova elétrica
O modelo é uma ótima opção para quem tem dentes e gengivas sensíveis, isso porque ela oferece uma massagem nas gengivas. O acessório ainda tem um controle de tempo de escovação, diferentes vibrações das cerdas e força de aplicação.
Escova interdental
Assim como o modelo unitufo, a escova interdental é indicada também para quem usa aparelho ortodôntico. Formada com cerdas macias, ela consegue alcançar toda a superfície dos dentes e assim higieniza corretamente os dentes.
Como escolher a escova de dente ideal para você?
Além de entender quais os diferentes tipos de escova de dente algumas outras características são essenciais quando você comprar a sua:
Atenção à qualidade das cerdas
As cerdas da escova de dente são importantes, pois elas são responsáveis pela correta remoção dos resíduos de alimentos sem agredir a gengiva e, dessa maneira, evitam o surgimento de placas bacterianas. Existem três diferentes tipos:
Extra macias e macias
As escovas de cerdas macias são sempre as mais indicadas pelos dentistas, isso porque elas conseguem acessar facilmente os resíduos de alimentos da superfície dos dentes sem agredir a gengiva. Além de serem macias, o ideal é que elas sejam arredondadas para alcançar com eficácia todos os dentes e, dessa maneira, eliminar as bactérias causadoras de problemas bucais.
Duras e médias
As escovas de cerdas duras não são indicadas para a manutenção da qualidade da escovação. Elas costumam machucar as gengivas e danificar o esmalte dos dentes, aumentando ainda mais a probabilidade de sensibilidade e problemas bucais. Apesar disso, para pessoas que usam próteses, dentaduras e outros tratamentos de apliques dentários elas são as mais recomendadas.
Cerdas especiais
Além das cerdas mencionadas anteriormente, ainda existem os modelos especiais com algumas funções que potencializam ainda mais a limpeza dos dentes. Elas são as seguintes:
- Antibacteriana – esse modelo ajuda a impedir o crescimento de bactérias por até 90 dias na escova. Além disso, ela tem um sistema que remove a placa bacteriana nos lugares mais difíceis.
- Sinalização do momento da troca de escova – esse modelo tem cerdas de uma cor diferente que indicam quando há a necessidade de trocar de escova.
- Tecnologia Pro-Flex – essa tecnologia permite que as cerdas sejam ainda mais flexíveis, o que torna a limpeza ainda mais suave e eficaz e aumenta o alcance de lugares mais difíceis de higienização.
- Cerdas polidoras – esse modelo ajuda a reter o creme dental, o que permite retirar de forma mais eficiente pequenas manchinhas nos dentes.
Atente-se ao formato
Para alcançar toda a superfície dos dentes, o ideal é escolher um formato que consiga chegar até o fundo da boca. Para isso, escolha um modelo com a cabeça pequena e oval, além de facilitarem o acesso elas ainda são mais confortáveis de usar.
Escovas especiais
Para alguns casos, como uso de aparelhos ortodônticos e problemas gengivais, há a necessidade de escovas especiais. Como exemplo, as escovas com cerdas em formato em V ajudam a limpar corretamente entre os bráquetes e os fios do aparelho.
Considere a idade
As crianças com menos de 6 anos devem usar escovas com cerdas ultra macias e com a cabeça em formato anatômico. Já as crianças maiores, adolescentes e adultos devem usar uma escova com cerdas macias e a cabeça em formato oval.
Considere custo-benefício
Nem sempre a escova de dente mais cara será a melhor para o seu caso. Por essa razão, considere as dicas anteriores para encontrar boas soluções para você.
Quais os benefícios de escolher uma boa escova de dente?
Escolher uma boa escova de dente não apenas torna o processo de higienização mais confortável, mas também auxilia nos seguintes fatores:
Evita a sensibilidade dentária
A hipersensibilidade dos dentes acontece devido ao desgaste do esmalte, esse é o tecido mais mineralizado do corpo e atua como uma barreira protetora contra as bactérias. Com uma boa escova e a correta higiene bucal, você garante que ela continue a cumprir a sua principal função e, dessa maneira, evita a sensibilidade.
Ajuda na correta higienização bucal
Como já mostramos anteriormente, o uso da escova de dente correta ajuda na higienização bucal. Com o modelo certo, você remove os resíduos de alimentos com eficácia e sem agredir os seus dentes e gengiva.
Não machuca a gengiva
Como dissemos anteriormente, o uso de uma escova de dente de cerdas macias auxilia não apenas a remover os resíduos de alimento da sua boca, mas permite também que o acessório não machuque sua gengiva, uma vez que ela consegue alcançar os pequenos espaços da linha gengival.
Quais cuidados manter com a sua escova de dente?
Além de seguir as dicas anteriores para escolher a melhor escova de dente para você é essencial também manter alguns cuidados para que a sua escova mantenha a eficácia durante o tempo de uso:
Guarde-a corretamente
Guardar a sua escova de dente corretamente evitará que surjam germes e bactérias indesejados no acessório.
Sendo assim, não deixe a sua escova em contato com outras e evite ao máximo a colocar em cima da pia perto do vaso sanitário, coloque-a em um espaço fora do banheiro, caso isso não seja possível, armazene-a em um armário fechado, sempre na posição vertical. Além disso, nunca use capinhas protetoras ou porta-escovas, pois isso aumenta a probabilidade de bactérias se desenvolverem com o calor e a umidade.
Tempo de uso
O tempo médio de uso de uma escova de dente é de três meses, após esse período ela perde a sua eficácia e, além disso, pode armazenar bactérias e germes nocivos para a sua saúde bucal.
Limpe corretamente a sua escova
Apesar de muitas pessoas pensarem que a escova de dente não precisa ser higienizada corretamente, pois ela está constantemente em contato com a pasta de dente e água corrente, é essencial a limpar corretamente. Por isso, se esforce para a trocar sempre depois de uma gripe ou resfriado. Além disso, siga as seguintes dicas para a desinfectar:
- Deixa as cerdas submersas em enxaguante bucal e agite-a em um enxaguante bucal durante 30 segundos (nunca a mergulhe na solução por mais de 15 minutos).
- Não deixe a escova de dente em ambientes quentes, o aquecimento pode levar à proliferação de bactérias.
- Tente mergulhar as cerdas da escova de dente no vinagre e deixe-a na solução durante a noite.
Alinhadores transparentes e higienização bucal
Como os alinhadores transparentes são removíveis, você consegue manter uma rotina de higiene bucal adequada. Além disso, nosso kit acompanha uma escova de bambu com cerdas macias. Por isso, não deixe de manter os bons hábitos e limpar também o seu alinhador.
Quer saber como é a rotina com os alinhadores transparentes? Veja o vídeo:
Ao longo do texto explicamos que embora a escova de dente seja um item básico e simples, escolher a ideal para você ajudará a manter a sua saúde bucal em dia. O motivo disso é que aspectos como o formato e a qualidade das cerdas permitem remover os resíduos e ao mesmo tempo não machucar a gengiva ao longo da higienização. Além disso, mostramos quais cuidados manter com a sua escova para que ela continue a fazer o efeito desejado.
Agora que você já sabe como escolher a melhor escova de dente para você, que tal continuar cuidando da sua saúde bucal? Agende uma pré-avaliação gratuita conosco e garanta a melhor versão do seu sorriso.