Tenho interesse
harmonização facial

O que é a harmonização facial, como ela é feita e como é o antes e depois

Conhecida também como harmonização orofacial, a harmonização facial é um conjunto de diferentes procedimentos estéticos realizados com o objetivo de melhorar o equilíbrio entre as regiões do rosto e, dessa maneira, melhorar a sua aparência natural. 

Veja neste texto o que é a técnica e quais as regiões tratadas com o procedimento. Além disso, saiba também quais os procedimentos comumente realizados durante a harmonização e como o alinhamento dos dentes auxilia no equilíbrio das regiões da face. 

O que é a harmonização facial?

A harmonização facial é composta por um conjunto de técnicas realizadas com o objetivo de valorizar os traços naturais da pessoa ao mesmo tempo em que fornece maior equilíbrio facial e rejuvenescimento. Por isso, durante o procedimento uma equipe de profissionais, como dentistas e cirurgiões plásticos, modifica diferentes aspectos da face do paciente. 

Quais as regiões tratadas?

Após análise da face do paciente, o profissional indicará em quais regiões do rosto os procedimentos estéticos serão realizados. As áreas mais comuns são as seguintes:

  • Rugas e sulcos – com o objetivo de tornar o aspecto do rosto mais jovem, as linhas de expressão, rugas e sulcos são suavizados durante a harmonização. 
  • Nariz – após avaliar o formato do nariz, o profissional indicará a correção da ponta, largura e alinhamento do dorso. 
  • Supercílios (área dos olhos) – nesse momento é avaliada a distância entre a região dos olhos e supercílios e a necessidade de correção do ângulo;
  • Contorno – durante a harmonização é avaliada a necessidade de alongamento ou preenchimento do contorno facial. 
  • Lábios – quando há necessidade de corrigir o formato dos lábios ou aumentar o seu volume. 
  • Mandíbula – durante a harmonização é avaliada a necessidade de alongamento e definição. 
  • Malar – na área das maçãs do rosto é avaliada a necessidade de definição ou aumento das projeções. 

Quais procedimentos incluídos na harmonização facial?

A harmonização engloba uma série de tratamentos estéticos que devem ser indicados pelo profissional de saúde. Para isso, ele avaliará previamente o rosto do paciente, analisará como os seus traços naturais podem ser realçados e quais são as expectativas para o final do tratamento. Os procedimentos mais comuns são os seguintes:

1. Preenchimento facial

O preenchimento facial é realizado com ácido hialurônico com o objetivo de repor ou aumentar o volume das maçãs do rosto e queixo. Alguns dos problemas que a técnica corrige são os seguintes:

  • diminui olheiras;
  • reduz as marcas de expressão;
  • devolve o contorno ideal da face e/ ou aumenta o volume (proporcionando assim uma aparência mais jovial);
  • disfarça ossos salientes, o que faz com que o nariz pareça mais fino (biomodelação nasal);
  • corrige lábios sem contorno e com perda de volume;
  • hidrata a pele ao atrair moléculas de colágeno e água;
  • reduz rugas próximas a região dos lábios (bigode chinês) e linhas no canto da boca (sulcos nasolabiais);

O tempo de duração média do procedimento é entre 18 e 24 meses e os efeitos são visíveis uma semana após a realização, momento em que a região está totalmente recuperada e o paciente pode observar os resultados por completo. 

2. Lifting facial

Essa técnica realizada por meio da inserção de fios de ácido polilático garante um efeito lifting ao tracionar os tecidos da face sem a necessidade de cirurgias plásticas invasivas. Os resultados do lifting facial não são permanentes e só são aparentes um mês após o procedimento, momento em que o paciente está totalmente recuperado. 

3. Toxina botulínica (Botox)

Indicada para marcas de expressão na região da testa, a toxina botulínica ameniza os “pés de galinha” e é indicada também para:

  • rugas ao redor da boca e na região do queixo, colo e pescoço; 
  • arqueamento de sobrancelhas; 
  • sorriso invertido (quando a curva produzida pelo contorno dos dentes anteriores não acompanha o contorno do lábio inferior);
  • sorriso gengival (quando as gengivas aparecem demais ao sorrir).

O tempo de duração da toxina botulínica dura entre 4 e 6 meses. Além disso, os efeitos não são percebidos imediatamente após o tratamento, o paciente precisa esperar 15 dias, quando o Botox atinge seu efeito máximo.

4. Microagulhamento

O microagulhamento estimula a produção de colágeno por meio de micro lesões na pele, o que a torna mais firme e suaviza cicatrizes e manchas. Para sua realização são necessárias, em média, 4 sessões aplicadas em um intervalo de 30 dias e os resultados podem ser percebidos entre 15 e 30 dias após o tratamento. 

5. Bichectomia

A bichectomia é um procedimento cirúrgico em que pequenas bolsas de gordura são removidas em ambos os lados da face, o que realça e afina as maçãs do rosto. Os resultados aparecem entre 15 e 20 dias após a realização e a recuperação é semelhante à extração do terceiro molar (dente do siso). 

6. Peeling

A técnica consiste na aplicação de substâncias ácidas que descamam levemente a camada mais externa da pele, estimulando assim a renovação celular e suavizando linhas de expressão. Existem diferentes tipos de peeling:

  • Com laser;
  • Químico; 
  • Biológico;
  • Físico. 

O tempo de recuperação varia de acordo com o tipo de peeling realizado e pode demorar até 45 dias para regeneração total. 

7. Preenchimento labial

Assim como no preenchimento facial, o ácido hialurônico é usado com o objetivo de preencher a região dos lábios. Dessa maneira, ele corrige o tamanho e formato da boca, remodelando-a em um formato mais simétrico. Como o procedimento é minimamente invasivo, o tempo para redução do inchaço é de até 5 dias, lembrando que cada pessoa possui diferentes respostas ao tratamento. 

8. Procedimentos dentários

Além dos procedimentos estéticos mencionados anteriormente, a harmonização facial também inclui procedimentos dentários, como a colocação de implantes, clareamento e alinhamento dos dentes. Eles devem ser realizados como complemento por um dentista e devem tornar o sorriso do paciente mais harmônico e bonito. 

Como é o antes e depois da harmonização facial?

Como dissemos anteriormente, antes de começar a harmonização o profissional analisará quais as regiões a serem tratadas. Ao combinar os procedimentos citados anteriormente, as características naturais do paciente serão realçadas e ele obterá mais equilíbrio entre o formato, o ângulo e o volume de todas as partes do rosto. 

Por isso, normalmente, a harmonização apresenta os primeiros resultados imediatamente após o término do procedimento. Para saber exatamente como o rosto ficará ao final, o paciente precisa esperar o tempo de recuperação de todos os procedimentos. Lembrando que, a técnica é composta por tratamentos minimamente invasivos e não cirúrgicos, dessa forma, ela costuma causar pouco incômodo e não impede que o paciente siga com suas atividades diárias. 

Além disso, é importante destacar que a harmonização facial não é definitiva. Para manter os resultados o paciente precisa realizar periodicamente os procedimentos para mantê-los em dia, como por exemplo, os preenchedores possuem duração entre 12 e 18 meses.

Qual o tempo de realização da harmonização facial?

O tempo de realização da harmonização depende de quais técnicas serão aplicadas na face do paciente. Lembrando que, os procedimentos realizados são minimamente invasivos e não cirúrgicos, desse modo, a técnica é segura, não compromete a saúde e não exige que o paciente precise de internação ou de muito tempo para se recuperar posteriormente. 

Quais as contraindicações da harmonização facial?

A harmonização facial é um procedimento seguro e que pode ser realizado por pessoas de todas as idades. Porém, ela pode ser contraindicada para:

  • gestantes;
  • pessoas com alguma doença autoimune;
  • pacientes que tomam medicamentos imunossupressores (aqueles que são usados para reduzir a atividade do sistema imunológico). 

Como os procedimentos dentários contribuem no tratamento?

Além dos tratamentos estéticos faciais, os procedimentos dentários podem contribuir para melhorar a aparência do rosto. Isso porque eles ajudarão você a ter um sorriso mais bonito e alinhado ao mesmo tempo em que outros aspectos faciais são modificados. Alguns dos tratamentos mais comuns são os seguintes: 

  • Implantes dentários – permite a fixação de uma prótese dentária de forma permanente. Para isso, um implante dentário é fixado ao osso e, posteriormente, há a colocação da prótese. 
  • Alinhamento dos dentes – o alinhamento dos dentes é realizado com o objetivo de tornar o sorriso mais harmônico. Para isso, existem diversos modelos de aparelho ortodôntico disponíveis.
  • Clareamento dental – além do uso de aparelho dental, o clareamento é muito procurado pelas pessoas que desejam ter um sorriso mais bonito, o procedimento reduzirá o aspecto amarelado e retirará manchas dos dentes. 

 

O que é o tratamento com aparelho dental transparente?

O alinhamento dos dentes com aparelho dental transparente é uma ótima opção para quem deseja transformar o sorriso ao mesmo tempo em que altera outros aspectos faciais. Com ele, o paciente consegue modificar os dentes de forma discreta e mais rápida que com os aparelhos convencionais. 

Ao longo deste texto dissemos que a harmonização facial é uma técnica em que um conjunto de procedimentos faciais são realizados com o objetivo de tornar o rosto mais simétrico e harmônico. Para isso, mostramos quais são as regiões da face tratadas e quais os procedimentos incluídos nesse tratamento. Além disso, explicamos como o alinhamento dos dentes contribui para melhorar a aparência facial e, consequentemente, os resultados da harmonização. 

Quer conhecer mais sobre o tratamento com alinhadores transparentes? Veja 6 benefícios em começar seu tratamento com a Smilink! 

Ainda com alguma dúvida sobre os 
 alinhadores Smilink?

Ainda com alguma dúvida sobre os alinhadores Smilink?

O próximo passo é uma avaliação gratuita com um dentista!

Você pode agendar uma videoconferência ou marcar uma consulta presencial.

O que você prefere?

O próximo passo é uma avaliação gratuita com um dentista!

Você pode agendar uma videoconferência ou marcar uma consulta presencial.

O que você prefere?

Agende sua consulta em nossa unidade!

Vá até uma das nossas unidades e faça sua avaliação com um dentista.

Agende sua videoconferência!

Realize a sua avaliação online com um de nossos dentistas.

Agende sua consulta em nossa unidade!

Vá até uma das nossas unidades e faça sua avaliação com um dentista.

Agende sua videoconferência!

Realize a sua avaliação online com um de nossos dentistas.

Agende sua consulta em nossa unidade!