Além de influenciar em um sorriso mais harmônico, a mordida correta traz uma série de outros benefícios para a saúde. Isso porque o encaixe incorreto dos dentes pode causar dores de cabeça, cáries e até mesmo levar à perda dentária.
Caracterizada como o desencontro da arcada inferior e superior, a mordida incorreta está diretamente associada à formação óssea. Quer entender mais sobre o tema? Neste texto apresentaremos quais os diferentes tipos de mordida e o que pode causar esse problema. Por fim, diremos como os tratamentos ortodônticos são essenciais para corrigir essa desordem e melhorar a saúde bucal.
Quais os diferentes tipos de mordida?
Como dissemos anteriormente, a mordida correta é o encaixe certo da arcada dentária inferior e superior. Devido à formação óssea, em muitos casos, os dentes não encaixam corretamente na parte de cima e de baixo e, dessa forma, ocasiona a má oclusão.
Os quatro diferentes tipos de mordida são os seguintes:
Profunda
A mordida profunda causa dores mandibulares e de cabeça e é a que mais compromete a estética facial. Representada pela sobreposição completa dos dentes anteriores sobre os inferiores, nessa desordem os dentes inferiores podem morder o tecido gengival do palato superior.
Cruzada
A mordida cruzada é o desencontro dos dentes superiores e inferiores, a desordem não afeta apenas a estética facial, mas causa também falta de articulação, bruxismo e pode levar à perda dentária. Ela pode ser subdivida em posterior e anterior, enquanto na primeira os dentes de cima estão deslocados de forma incorreta, na segunda os dentes inferiores não estão bem-posicionados.
Aberta
A mordida aberta acontece quando os dentes superiores não têm contato com os dentes inferiores. A condição que causa dificuldade de mastigar e dor é subdividida em três:
- Anterior – quando não há contato entre os dentes superiores e os inferiores;
- Posterior – quando os dentes inferiores são afetados. A desordem pode acontecer apenas em um ou nos dois lados da boca;
- Lateral – quando a desordem afeta especificamente os pré-molares e faz com que os dentes superiores não encostem nos dentes posteriores.
Apinhamento dos dentes
Caracterizado pela falta de espaço para acomodar os dentes na arcada dentária, o encavalamento pode ocasionar o desencaixe entre a mandíbula e o maxilar, a correta higienização dos dentes e, consequentemente, o surgimento de doenças bucais, como cáries e gengivite.
O que pode causar a mordida incorreta?
A mordida incorreta é causada pela má formação óssea. Devido ao posicionamento incorreto dos dentes, há o encaixe incorreto dos dentes superiores aos inferiores na mordida.
Além de afetar o sorriso, ela também pode ocasionar dores nos músculos da face e machucados nos lábios e nas mucosas. Apesar de ser predominantemente genética, a desordem pode piorar com hábitos como o uso prolongado de chupeta na infância.
Como a mordida incorreta afeta a saúde?
Além de incomodar esteticamente, a mordida incorreta traz uma série de consequências negativas para a saúde bucal e geral:
- desgaste do esmalte dentário;
- dores de dente, de cabeça e nos músculos da face;
- sensibilidade dentária;
- zumbido nos ouvidos;
- bruxismo;
- retração gengival (quando parte da raiz do dente é exposta);
- falta de articulação mandibular – ATM (quando a articulação da mandíbula e dos músculos ao redor é comprometida);
- perda dentária.
Como o tratamento ortodôntico contribui para a mordida correta?
Para corrigir o problema, a pessoa precisa usar um aparelho ortodôntico. O dentista indica qual o melhor tratamento para alterar a arcada dentária e, dessa maneira, corrigir a mordida.
Os alinhadores transparentes da Smilink tratam casos de mordida aberta leve e dentes encavalados. O aparelho dental é praticamente imperceptível e pode ser removido durante as refeições e higiene bucal. Para saber se o seu caso é elegível, você precisa antes passar por uma videoconferência com um dentista Smilink e por uma consulta presencial. Assim, conseguimos identificar as movimentações dentárias necessárias.
Ao longo deste texto mostramos que a mordida correta contribui não somente para melhorar a estética do sorriso do paciente, mas também para a sua saúde bucal e geral. Para isso, mostramos quais os quatro diferentes tipos de desordem e, por fim, como um tratamento ortodôntico contribui diretamente para a correção da mordida.
Agora que você já entendeu mais sobre o tema, que tal entender quais são as vantagens do tratamento com aparelho ortodôntico invisível? Veja nosso texto 6 benefícios de usar alinhadores transparentes.